TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Básico Obrigatório Supervisionado Em Psicologia

Por:   •  18/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Lílian Gomes Hott

RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA

Manhuaçu 2022

Lílian Gomes Hott

RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA

Relatório de estágio curricular supervisionado apresentado ao Núcleo FAF de Psicologia Aplicada como requisito parcial para a obtenção da APROVAÇÃO.

Área de habilitação: Jovens e Adultos

Local de estágio: CAPS I

Supervisor no local de estágio: Especialista Milene Coelho

Supervisor no Núcleo FAF de Psicologia Aplicada: Lucinei de Souza Lopes

Manhuaçu 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5
  3. OBJETIVOS E PLANO DE ATIVIDADES        5
  4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        5
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

6 REFERÊNCIAS        7

  APÊNDICE A – TÍTULO        7

   ANEXO A – TÍTULO        7

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Básico Supervisionado consiste no desenvolvimento integrado das competências e habilidades previstas no Núcleo Comum, com a função de propiciar ao estudante um primeiro contato com os campos de atuação da Psicologia. Essa modalidade deve contemplar atividades de observação, análise contextual e elaboração de projetos de intervenção. A experimentação e desenvolvimento dessas competências e habilidades devem ser o foco das disciplinas do tronco inicial do curso, com carga horária de 40h cada, que serão os espaços de supervisão destes estágios, de preferência não se atrelando a temáticas ou abordagens teóricas específicas, devendo ser os contextos de inserção os mais variados.

As disciplinas Práticas Prática em Psicologia da criança e do adolescente; Prática em Psicologia da Educação, saúde e sociedade; Prática em Psicologia do adulto; Prática em Psicologia do Adulto 2, caracterizam-se pelos debates com foco na observação, técnicas de entrevista e análise contextual dos segmentos educacional, de saúde, assistência social e jurídico. Nesse sentido, tais disciplinas funcionarão como espaço de debate e de experiências dos mais diversos métodos e técnicas da atuação em Psicologia. Cada disciplina será facilitada por um ou mais professores supervisores que, a depender do número de alunos matriculados, poderão dividir a turma conforme os locais de estágio para a organização em grupos.

Destaca-se que a experiência das atividades de estágio poderá implicar na produção, pelo graduando juntamente com o professor supervisor, de algum tipo de registro sob forma escrita além do relatório, tal como artigo, projetos de pesquisa ou de extensão, participação em congressos, etc.,que possibilite outros aprofundamentos de aspectos vivenciados durante o estágio. Também se ressalta que quaisquer atividades de estágio serão efetivadas resguardando todas as diretrizes éticas previstas, sendo responsabilidade de o professor orientador esclarecer, informar, orientar e exigir dos estudantes a observância dos princípios e normas contidas no Código de Ética Profissional dos Psicólogos.

No que concerne ao campo de estágio, a escolha dos contextos e das atividades do Estágio Básico atendem ao conjunto de disciplinas do tronco de formação inicial. Todos os Estágios Básicos são de caráter obrigatório, devendo o aluno cumprir todas as atividades propostas para garantir a formação em Psicologia. Os Estágios Básicos ocorrerão em contextos sociais, educacionais e de assistência à saúde.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A instituição na qual estagiamos possui o conceito de que, escola e a família, atuando juntas, escrevem um futuro melhor. Estando localizada em um novo endereço, na rua Desembargador Alonso Starling, nº 103, no Centro da cidade, a Creche terá condições de dar um maior conforto e dignidade às crianças, enquanto os pais trabalham para levar o sustento à família. Antes, a Creche estava localizada no bairro Petrina, com uma estrutura totalmente precária, bem diferente de onde hoje está localizada. Segundo a coordenadora da Creche, Zilda Salomão, a sede anterior era um lugar frio, pois não batia sol em lugar algum, sendo ainda as salas pequenas, tinha mofo em vários pontos, o que potencializava o adoecimento das crianças. Neste novo local, as salas são amplas e arejadas, existem áreas com sol e toda uma adequada para melhor servir as crianças, contando também com área de lazer, parquinho, balanço, tatame, além de berçário novo e limpo. A Secretaria de Educação trabalha para adequar o local com todas as normas de segurança e estrutura aos funcionários, tendo como objetivo fazer com que, no futuro, a creche se transforme em local de acolhimento para as crianças do centro e demais localidades.

  1. OBJETIVO E PLANO DE ATIVIDADES

No estágio básico, buscamos conhecer e acompanhar as fases do desenvolvimento infantil, associando a elas a prática clínica da psicologia. Podemos observar as diferentes fases do desenvolvimento humano de Piaget e analisar que cada criança tem sua particularidade. Além do que, pudemos reconhecer a importância da análise sobre o desenvolvimento infantil, bem como perceber que as fases ou os estádios sucessivos são como que um patamar de equilíbrio, que consiste em degraus e estão em direção ao equilíbrio; e assim que esse patamar é atingido, passa para outro degrau, ou seja, as fases surgem como uma consequência das sucessivas equilibrações de um processo que se acontece no decorrer do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com