TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Atividade Prática de Aprendizagem

Por:   •  20/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

Relatório da atividade  prática de aprendizagem

Tema :

Calibração de vidrarias

Disciplina :

Química Geral

Aluno :

Valério Félix do Nascimento

Ipatinga

Introdução

A qualidade de um resultado laboratorial não depende somente do conhecimento da técnica a ser aplicada nos ensaios, mas também da calibração das vidrarias e equipamentos que serão utilizados nos procedimentos. Em vista disso, percebe-se como o analista tem que estar ciente da amplitude de fatores que ocasionam alterações significativa sem uma medição, já que, até mesmo, a graduação das vidrarias e equipamentos podem gerar erros. Nesse estudo pretende-se conhecer as técnicas utilizadas na calibração das vidrarias e equipamentos que evitam os possíveis erros instrumentais e como montar as equações para cada um dos componentes laboratoriais.

Objetivo

O objetivo da calibração é utilizado para todas as vidrarias usadas no estudo, pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis. Em vista disso, percebe-se como o analista tem que estar ciente da amplitude de fatores que ocasionam alterações significativas sem uma medição, já que, até mesmo, a graduação das vidrarias e equipamentos podem gerar erros. Nessa atividade pretende-se ter uma primeira experiência com  a calibração das vidrarias e equipamentos que evitam os possíveis erros instrumentais. O erro devido ao uso de um valor de volume inexato altera o resultado da análise química e deve ser levado em consideração e, se possível, determinado e corrigido. A calibração de vidrarias é efetuada com base no cálculo de massa transferida ou contida no recipiente, sendo a conversão entre massa e volume efetuada pela densidade. A determinação do volume exato contido ou transferido por uma vidraria é chamado de aferição. A calibração de vidrarias é efetuada com base no cálculo de massa transferida ou contida no recipiente, sendo a conversão entre massa e volume efetuada pela densidade.

Materais utilizados

Para a atividade foram utilizados os seguintes materiais:

  1. Vasilame medidor com escala de 500 ml
  2. Das taças com capacidade volumétrica de 600 ml
  3. Água em temperatura ambiente
  4. Luva para manipulação evitando contato
  5. Balança para medição do peso

Foram utilizados materiais de uso o cotidiano doméstico, não tendo a confiabilidade de materiais específicos de laboratório. Levando-se em consideração à maneira como são estocados e manipulados, os resultados podem não ser precisos.

Resultados e Discussão

Após a transferência de água do recipiente medidor (500 ml) para as taças (600 ml) identificadas como I e II, o volume de água na taça I ficou inferior em aproximadamente 1,5 ml. Algumas situações que podem ter influenciado neste resultado :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com