TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 9

1 - APRESENTAÇÃO

Diante da disciplina Estágio Supervisionada I, este trabalho acadêmico objetiva descrever todas as etapas desse processo e experiências adquirias.         

Esse trabalho acadêmico tem como fundamento um relatório descritivo da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Letras do Campus Avançado “profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O trabalho consiste em apresentar as etapas do processo de estágio: Diagnostico, Regência e Oficinas Pedagógicas. Nesse processo as etapas de Diagnóstico e Regência em Sala de aula foram realizadas em uma escola de Ensino Fundamental com turmas do 6° ao 9° ano.

Neste relatório constam ainda todas as experiências adquiridas na fase de Diagnóstico, onde cada aluno coletou dados durante quarenta horas/aula de um professor do ensino fundamental, e vinte e duas horas/aula na fase de regência (devido a greve dos professores estaduais e da uern, não foi possível obter a carga horária prevista de 40h/a na fase de regência) onde o aluno substitui temporariamente o professor colaborador, passando a atuar na prática de ensino. Em anexo segue o texto “Ensinar e aprender numa perspectiva inovadora”, o texto faz um paralelo entre a realidade em sala de aula com o livro de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia”, substituindo as oficinas que por motivo da greve estadual não foi possível ministra-las.  

Contam ainda nesse trabalho todas as experiências adquiridas durante o processo de estágio e que são relevantes à conduta de formação de um profissional da área da educação.

2 - FASE DE DIAGNÓSTICO

2.1 – Diagnóstico das Escolas Campo de Estágio

Para dar procedência as etapas do estágio (observação e regência) tive a oportunidade de ter como campo de estágio a Escola Estadual Teófilo Rêgo situada na cidade de Pau dos Ferros. A escola trabalha com o ensino fundamental, sendo turmas do 6º(sexto) ao 9º (nono) ano e também com turmas de correção de fluxo. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno.

O período de observação teve inicio 25 de março de 2011 e término no dia 08 de Abril de 2011, nesse período tive a oportunidade de conhecer toda parte de estrutura física da escola como também os seus aspectos políticos históricos e pedagógicos.

No que se refere ao corpo docente da escola, foi possível um bom êxito na dinâmica de relação e recepção da escola em minha atuação, e principalmente a competência e o respeito pela educação como critério de zelar pela boa conduta no processo de ensino/aprendizagem. As equipes de todas as áreas da escola receberam os estágios como o respeito e benevolência da qual se fez a relação entre ambos. Na parte estrutural, a qualidade física da escola satisfaz na medida do possível, com biblioteca, sala de informática, salas com vídeo e ventiladores, pátio interno, cozinha, sala dos professores e diretoria, mas a escola não tem nenhuma área de lazer. Mesmo precisando de melhorias, a escola contribui em seus aspectos de condições para atuar como entidade de ensino.

2.2 - Descrição das aulas observadas.

        

Na realização da fase de diagnostico com duração de 40 horas/ aula, foram destinadas 10 (dez) horas/ aula para uma reunião com o corpo docente da escola campo de estágio. Na reunião foram debatidos os aspectos de relevância do estágio, incluindo os objetivos e condições dos estágios ao ingressar na escola e a importância da contribuição da escola para os estagiários.

        Nas 30 (trinta) horas/aula que observei, foi possível diagnosticar aulas nas turmas do 6º (sexto) ao 9º (nono) ano do ensino fundamental e também em turmas de correção de fluxo e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

        O professor de língua inglesa demonstrou total segurança nos conteúdos, embora sua autonomia muitas vezes causasse conflitos com os alunos que também eram indisciplinados em suas aulas.

        O professor trabalhou nas suas aulas em maior parte textos que posteriormente eram traduzidos pelos alunos, e depois eram feitas atividades de gramática. O professor usa o método de gramática e da tradução, que consiste no ensino de língua visando à estrutura da língua. Ainda que os alunos tivessem que traduzir os textos e fazer a atividades, o foco das aulas era voltado para a estrutura de língua. O professor trabalha com o livro didático e todos os alunos tem acesso a esse material, exceto a turma do 7° ano 2 do turno vespertino, a escola também disponibiliza dicionários para todos os alunos. Contudo observamos que apesar dos esforços a professora encontra muitas dificuldades em despertar o interesse por parte da grande maioria dos alunos para com a disciplina. No geral, as aulas eram predominantes o uso da gramática, embora essa fosse aplicada em diversos gêneros. Os alunos participavam apenas de forma parcial demonstrando assim, o desinteresse pela língua inglesa.

        O processo avaliativo utilizado pelo professor era continuo, todas as atividades feitas pelos alunos no decorrer das aulas serviam para critérios de avaliação.        Diante desses fatos pude observar que nem sempre o ensino de língua inglesa está sendo praticado da melhor maneira. Existem problemas como o método utilizado pelo professor e outros que pude detectar como a questão do livro didático, a motivação do professor, a indisciplina dos alunos que já chegam à escola agressivos, e as próprias normas da escola. Todas essas questões interferem de forma direta ou não no processo de ensino/ aprendizagem da Língua Inglesa.

2.3 - O Diagnóstico como base de pesquisa e experiência.

Com certeza o ensino de Língua Inglesa tem muito o que discutir, ou pelo menos cada profissional da área procurar compreender que o aprendizado não deve ser restrito a um método ou teoria, mas que esse processo de ensino/aprendizagem deve estar aberto a avaliações e auto crítica, partindo da visão dos erros e dos defeitos que cada um tem que corrigir.

        Durante todo esse processo de diagnostico pude observar que são várias as formas de se trabalhar na educação. O propósito do ensino de língua é um papel que é igualmente pertencente a todos os profissionais da área, mas a forma como cada um ver esse propósito é o que vai influenciar, modificar e restringir a maneira como o ensino de língua deve proceder. E o diagnostico foi a oportunidade onde o propósito é a pesquisa, e ter bases para uma atuação concreta no processo de estágio e consequentemente discordar e corrigir maneiras de como cada um deve atuar na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com