TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estágio supervisionado

Por:   •  24/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

ALINE DE MOURA FERREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

FORTALEZA – CE

2014

ALINE DE MOURA FERREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório final apresentado como requisito para obtenção da nota final Referente à disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará que foi realizado entre os meses de Agosto e Novembro de 2014 na biblioteca do Instituto de Cultura, Arte Ciência e Esporte – CUCA Mondubim.

Orientadora Técnica: Bibliotecária Zenídia de Paula Moreira Nobre.

Orientador Pedagógico: Prof. Dr. Osvaldo de Souza.

FORTALEZA – CE

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................  1

2 ATIVIDADES DA BIBLIOTECA............................................................................... 2

3 ATENDIMENTO AO USUÁRIO..............................................................................  3

4 ORGANIZAÇÃO DO ACERVO.......................................................................................  5

5 PROCESSAMENTO TÉCNICO............................................................................... 6

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................  9

   

 

1 INTRODUÇÃO

Este relatório é o produto final da disciplina de estágio supervisionado II. Nele encontra-se descrito detalhadamente todas as atividades que realizei durante o semestre 2014.2 na biblioteca do instituto de cultura, arte ciência e esporte – CUCA Mondubim (instituição escolhida).

A primeira parte das atividades consistiu na elaboração do plano de estágio que foi feito com a ajuda da minha orientadora técnica a Bibliotecária Zenídia de Paula Moreira Nobre que é a bibliotecária e Coordenadora da biblioteca na qual realizei as atividades do estágio.

O plano foi muito importante, pois foi através dele que pude traçar um cronograma de atividades a serem por mim desempenhadas durante o semestre tornando o trabalho muito mais organizado.

O horário do estágio ficou definido da seguinte forma: o mesmo seria realizado nos dias de terça e quarta feira das 08:00h as 11:00h entre  os meses de Agosto e Novembro de 2014.

A distribuição das atividades ficou assim: Atividades da biblioteca, atendimento ao usuário, Organização do acervo (estantes), Processamento técnico que se subdividiu entre Classificação manual e classificação automatizada.

Para o melhor detalhamento e compreensão do relatório, resolvi dividir o conteúdo das atividades em capítulos dando um total de 6 (seis) capítulos com a descrição detalhada das atividades que seguem, nas páginas a seguir.  

Tudo foi feito da forma mais simples e objetiva possível destacando todos os pontos positivos e os negativos que foram observados no local e sem deixar de mostrar como as disciplinas ensinadas em sala de aula e o que me foi ensinado no estágio foram aplicadas na unidade de informação.

                                   

2 ATIVIDADES DA BIBLIOTECA

        A biblioteca do Cuca do Mondubim é uma biblioteca recente, foi inaugurada em fevereiro de 2014, é um organismo ainda em crescimento. Possui em seu acervo livros voltados nas áreas dos cursos oferecidos pelo CUCA que são: de artes, teatro,  fotografia, esportes, música, audiovisual e português. Dentre outros podemos citar também a parte de literatura infantil, literaturas brasileira e estrangeiras e a parte de periódicos (revistas e jornais), a biblioteca conta com o acervo de aproximadamente 2.500 títulos, jogos de tabuleiro e de cartas, internet sem fio (Wi-Fi), e cinco computadores com acesso à internet.

        Diferente do Cuca que tem suas atividades voltadas para o público de 15 a 29 anos, a biblioteca é considerada a zona neutra e democrática, pois acolhe a todos, tem suas atividades voltadas para o público de todas as idades.

        Trata-se de um espaço amplo, porém não existe nenhuma divisão tanto das  das atividades rotineiras administrativas e técnicas quanto as atividades exercidas pelos usuários(leitura, estudos individuais e em grupo, acesso à internet e jogos) resumindo, tudo é feito em um mesmo local desde o atendimento ao usuário, até o processamento técnico, sem deixar de incluir o planejamento das atividades que ocorrem na biblioteca que são as palestras e oficinas.

        Tudo tem que ser feito de uma forma bastante organizada, tendo que conciliar tudo, pois as atividades da biblioteca não podem parar.

        Como já foi dito anteriormente além da leitura e do acesso à internet e jogos, a biblioteca conta com outras atividades mensais como palestras e oficinas.

        Quando cheguei na biblioteca, a mesma estava funcionando, porém de forma um tanto quanto desorganizada, pois os livros estavam arrumados nas estantes de forma aleatória, tudo estava desorganizado não existia nenhum livro classificado. Os funcionários não conheciam o acervo.

        Seria(e continua sendo) um trabalho árduo, pois o quadro de funcionários está reduzido, conta atualmente com 1 bibliotecária, 1 auxiliar e 1 estagiária (eu). As limitações existem, são muitas, mais tentamos driblar todas as dificuldades todas trabalhando em uma força-tarefa para organizar o acervo, e atender ao usuário de maneira que o mesmo não se sentisse prejudicado.

3 ATENDIMENTO AO USUÁRIO

        Na biblioteca do Cuca Mondubim, o ponto principal é o atendimento ao usuário. É na biblioteca onde o usuário tem o contato inicial com o Cuca pois é na biblioteca que o mesmo entra e busca por informações sobre a instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com