TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Por:   •  23/9/2025  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

O livro O que é Cidade, publicado por Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP, professora universitária, docente e pesquisadora no campo da arquitetura e urbanismo, apresenta uma introdução fundamental para os estudos da cidade, citando a formação, crescimento e contradições que ocorrem na cidade moderna. A obra publicada em 1997 na Coleção Primeiros Passos, é capaz de abrir espaço para compreender não só a estrutura física da cidade, mas os conflitos e desigualdades presentes.

A obra se divide em duas partes: I) Definindo a cidade; onde é dividido em quatro tópicos: 1) A cidade como um imã; 2) A cidade como escrita; 3) ´´Civitas´´: a cidade política e 4) A cidade como mercado. E sendo a segunda parte, II) A cidade do capital ´´ o ar da cidade liberta ´´, se divide em três tópicos: 1) Separar e reinar: a questão da segregação urbana; 2) Estado, cidade, cidadania; 3) Cidade e indústria. Ao final, a autora sugere indicações de livros para o leitor explorar novas perspectivas sobre a cidade.

Na primeira parte da obra, a autora opta por trazer exemplos de diferentes formas do fenômeno urbano e trazer uma reflexão a respeito da origem e transformação. Ela busca por uma definição da cidade usando referências de cidades diferentes entre si, exibindo o que é essencial e comum a todas elas. Já na segunda parte do livro, Raquel vai abordar sobre a cidade capitalista, sobre a origem, movimentos internos, conflitos e contradições. Ela traz para perto as cidades conhecidas em nosso dia a dia.

No primeiro tópico, ´´ A Cidade como um imã ´´, a autora explica que desde da Antiguidade, as construções simbolizavam a ocupação e a necessidade do homem de ter domínio sobre o espaço. Essas edificações atraíam as pessoas como um imã, onde eles se reuniam e faziam suas atividades religiosas e políticas. Raquel também traz uma referência a Torre de Babel, interpretando-a como a expressão do desejo humano de afirmar seu espaço vital e aproximar-se do divino. Sendo assim, a cidade é vista como um espaço que abriga e reúne as pessoas.

No segundo tópico, ´´ A Cidade como Escrita ´´, Rolnik começa relembrando que no primeiro tópico ela cita sobre das construções serem feitas de milhares de tijolo e faz um paralelo entre a possibilidade de empilhar tijolos e agrupar letras, ou seja, construir cidades também significa uma forma de escrita. Através da escrita é possível registar o acúmulo de riquezas e conhecimentos. A autora também traz a ideia que a arquitetura pode ser um texto lido e decifrados, nos desenhos das ruas e casas, praças e templos.

No terceiro tópico, ´´ Civitas: a cidade política ´´, Raquel apresenta a cidade como um espaço coletivo, ela usa o termo civitas, que vem do latim, remete à cidadania, trazendo a ideia que a cidade não é apenas um território mas também um lugar de convivência. A autora faz o leitor pensar na cidade como um palco, onde diferentes grupos sociais lutam para garantir o seu direito de cidadania.

No quarto tópico, ´´ A Cidade como Mercado ´´, Rolnik descreve a cidade como um local de comércio, onde ocorre divisão de trabalho, alguns produzem alimentos, outros produzem artesanato, ela também fala que desde das cidades romanas, as pessoas diariamente se reuniam para fazer comprar, cultuar os deuses, conversar, e hoje em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com