TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica -Daens

Por:   •  26/8/2015  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

RAQUEL BARRETO ROCHA

INFORMÁTICA 4ºANO

Filme: Daens, Um grito de Justiça. Autores (roteiristas): Louis Paul Boon e François Chevallier. Dirigido por Stijn Coninx, 1992.

1-CREDENCIAL DO AUTOR

Stijn Coninx é um diretor de filmes belga e vice-presidente do Conselho de Administração da Royal Belgian Film, ganhou reconhecimento a partir do filme Daens, Um grito de Justiça. Foi proclamado Barão pelo Rei Albert II da Bélgica. Além disso estudou direção de cinema em HRITCS.

2-RESUMO DA OBRA

O filme faz uma descrição da Revolução Industrial nos anos 1990, deixando claro as péssimas condições de trabalho dentro da indústria e a miséria vivida pelos trabalhadores. Uma época onde a busca por trabalho se tornou concorrida, afinal foi o momento em que os camponeses deixaram o campo e foram para as cidades com o intuito de sobrevivência.

A classe operária não dispunha de leis ou benefícios que os auxiliassem, o salário por exemplo era tão baixo que todos os membros da família eram obrigados a trabalhar, inclusive as crianças. Porém crianças e mulheres, apesar da realização do mesmo trabalho braçal e a mesma carga horária, recebiam um salário mais baixo. Trabalhavam mais do que estava descrito no contrato, alguns recebiam em troca apenas a alimentação. Os acidentes de trabalho eram frequentes muitas vezes levando a morte, á que as instalações eram propicias.

É ressaltada ainda a relação de tamanha dominação entre burguês e proletário, o objetivo era o aumento do lucro para assim possuírem maior chance de competitividade com o mercado, ou seja, o trabalhador era visto apenas como força, e tal força era vendida de forma deplorável. Lembrando ainda das multas aplicadas sem justo motivo, e o abuso de poder exercido pelos supervisores que se sentiam no direito de abusar não só moralmente como também sexualmente.

O Pe. Adolf indignado com a situação da cidade começa a demonstrar sua revolta através de artigos publicados no jornal católico. Agora, visto como socialista, Daens passa a sofrer ameaças e ofensivas vindas da própria Igreja que demonstrava total apoio a classe dominante.

A sociedade então começa a ter percepção de que a situação precisava melhorar e é dado início a alguns movimentos exigindo melhores condições. A ação política também era dominada O Padre Deans se candidatou a deputado para defender os interesses do povo e assim instruiu a população, inclusive os analfabetos, a usar o poder do voto direto e secreto. Deans foi eleito e através do voto a população começou a escolher seus representantes.
A Igreja Católica condenava a doutrina socialista. Sendo assim, outros membros da Igreja aliados com os donos das indústrias denunciaram o Padre ao Pap e depois de algum tem Daens é afastado das suas funções na Igreja Católica, deixando claro o poder e a junção com a burguesia e empresários.

3-CRITICA DA RESENHISTA

Levando em consideração a época da produção do filme, Stijn Coninx consegue abordar de forma clara as consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista. Apresentando a situação em que o ser humano foi submetido em busca da sua sobrevivência como: o aumento assustador da prostituição (inclusive a infantil), do suicídio, do alcoolismo, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemias que dizimou parte da população. Não é à toa que o drama foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1993. É possível identificarmos outro aspecto interessante no filme que é a relação da fé com a questão social, política, economia, onde fica explicita a relação total de poder que a Igreja possuía e o total apoio a classe dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com