TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filma a História da Ciência

Por:   •  12/5/2020  •  Resenha  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ "DEPUTADO ARY FOSSEN"

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação - Turma 20192

JAIRO BARBOSA DA SILVA JUNIOR

RA 1140781923034

RESENHA DO FILME/DOCUMENTARIO SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA.

Jundiaí

2019

Pesquisa é a atividade de busca a uma resposta delineando uma aproximação e um entendimento da realidade a investigar, produzindo novos conhecimentos. Neste estudo à procura de respostas há diversos tipos de pesquisas que auxiliam na hora de encontrar o resultado buscado, variando quanto a sua abordagem, natureza, seus objetivos e seus procedimentos.

Quanto a sua abordagem a pesquisa pode ser:

  • Qualitativa: não se preocupa com representatividade numérica, estuda algo subjetivo, não emprega estatística para analisar os dados, representa o estudo de comportamentos, opiniões, atitudes de indivíduos e grupos, etc...
  • Quantitativa: usa ferramentas e técnicas estatísticas, representação dos dados de modo estruturado, análise objetiva dos dados. O que importa é a totalidade de respostas de um grupo, e não do indivíduo em particular.

Quanto à natureza:

  • Pesquisa básica: Gera conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência. Por se tratar de uma pesquisa teórica, exige vasto estudo bibliográfico.
  • Pesquisa aplicada: Visa produzir um conhecimento que possa ser efetivamente aplicado na vida real, pode-se desenvolver as descobertas de uma pesquisa pura e direcioná-las para situações econômicas e sociais.

Quanto aos objetivos:

  • Pesquisa exploratória: permite conhecer melhor um assunto e formular novas hipóteses. O objeto a ser estudado ainda não está claramente definido, objetiva proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.
  • Pesquisa descritiva: Dentre os tipos de pesquisa, a descritiva é aquela que utiliza o procedimento de descrever detalhadamente um assunto já conhecido. Nela, o pesquisador é um estudioso observador dos dados, os quais coleta, registra, interpreta e analisa, ou seja, não se propõe a fazer uma intervenção.
  • Pesquisa explicativa: explica o porquê das coisas através dos resultados aferidos, buscando aprofundar conhecimentos e explicar as causas de problemas descobertos anteriormente.

Quanto aos procedimentos:

  • Pesquisa experimental: o pesquisador tenta produzir ou reproduzir determinado fenômeno em condições controladas, consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
  • Pesquisa bibliográfica: Consiste na coleta de informações a partir de textos, livros, artigos e demais materiais de caráter científico. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto.
  • Pesquisa documental: irá utilizar materiais já existentes. A diferença é que no lugar de livros ou artigos, como o que acontece em outros tipos de pesquisas científicas, o estudo aqui se dá a partir de informação, testamentos, leis, gravações, registros de nascimento e até fotografias.
  • Pesquisa de Campo: o pesquisador vai até o meio a ser explorado, sem intervir nele. Através dela, os fatos ou fenômenos são observados, coletados, analisados e interpretados pelo pesquisador.
  • Pesquisa ex-post-facto: Esse é um tipo de pesquisa feito após a ocorrência de alguma das variáveis / fenômenos. Portanto, o pesquisador estuda as variações com as variáveis existentes quando o fenômeno ocorreu.
  • Estudo de caso: esse procedimento é empírico, consiste em uma profunda investigação sobre algum aspecto específico de determinado tema. Os fatos identificados não podem ser generalizados ou tomados como verdade absoluta.

[pic 1]

        Existem diferentes classificações em relação aos tipos de pesquisa, além disso o pesquisador pode utilizar mais de um tipo para estudar determinado fenômeno, gerando diversas possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com