TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "Home"

Por:   •  30/1/2017  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  3.842 Visualizações

Página 1 de 3

UFSCar - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL

DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Nome: Marcelo do Amaral Guedes – RA: 574783

Pólo: Itapetininga

Tarefa: AA1 - Resenha sobre o filme: “HOME: nosso planeta, nossa casa”, Autor: Yann Arthus-Bertrand.

O filme mostra de maneira clara e didática o que acontece com o Planeta Terra e analisa a sua vida pregressa e futura.

Inicia explicando ao telespectador sobre a formação dos oceanos, faz questionamentos sobre o surgimento da vida e cita as arquibactérias e as cianobactérias como ancestrais de todas as formas de vida na Terra. São elas que transformaram a atmosfera ao longo dos anos.

Discorre sobre a origem e a distribuição do carbono, o ciclo da água e comenta sobre como a vida altera a atmosfera, ou seja, a relação do homem com a Terra modifica a paisagem, de acordo com suas necessidades. Em regiões pobres do planeta, a expectativa de vida é curta, a educação é rara e os filhos são como bens de família, pois sua mão de obra é necessária para a sobrevivência.

Cita, também, a importância dos animais na descoberta de novos territórios.

Em outra vertente, o vídeo exibe a invenção da agricultura para suprir a necessidade de alimentação. Esta foi a primeira grande revolução da humanidade, originando as cidades e as civilizações. Aqui começa, de fato, o sofrimento do planeta, já que, para que a agricultura desse certo, houve a necessidade de ajustes no solo e consequentemente da vida.

O homem descobriu o fogo como fonte de energia; carvão, gás e petróleo proporcionaram melhores condições de vida.

Surgem as cidades, com seus arranha-céus e a exploração de petróleo aumenta. Para suprir a demanda de alimentos, houve investimento na agricultura. Esta atividade levou a fabricação de pesticidas que contamina várias formas de vida, além do surgimento de um grave problema: O que fazer com as sobras da agricultura?

Outra atividade que ganha destaque nesse cenário é a pecuária: a demanda de carne acelera o desenvolvimento e leva a devastação e ao excessivo consumo de água. Assim, a vida no campo, tornou-se um estilo de vida dependente do petróleo, pois, para que haja produção, deve haver maquinário.

Na busca de novas fontes de energia, inicia-se a exploração de minerais e um dado alarmante é apresentado ao expectador: a mineração excessiva vai esgotar os minerais até o fim deste século.

Em nome do desenvolvimento, o homem causa danos absurdos no meio ambiente. A pesca industrial, por exemplo, levou à extinção de várias espécies aquáticas.

Populações do deserto utilizam água fóssil, que é um recurso não renovável, para a obtenção de comida. Há falta de água em varias regiões do mundo. São exemplos desse problema a Índia e cidades americanas como Las Vegas e Palm Springs.

Problemas ambientais como desflorestamento e queimadas estão transformando a Terra em um lugar onde a vida corre perigo. O desmatamento acarreta perda de biodiversidade, erosão e aumento do CO2 na Terra, que leva ao aumento do efeito estufa.

Para ilustrar tais danos ambientais, o filme cita como exemplos: a floresta amazônica, que devido à criação de gado e à produção de soja, foi reduzida em 20%. O desflorestamento de Bornéu em favor da produção de azeite de dendê, a produção de carvão vegetal no Haiti, onde há apenas 2% de florestas e não há produção de alimentos para a população local, obrigando o país a importar comida, a erosão de Madagascar e a devastação da Ilha de Páscoa, que levou ao desaparecimento de sua população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com