TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Inteligência Organizacional

Por:   •  4/7/2019  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

TARAPANOFF, Kira. Referencial teórico: introdução. In:______. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Universidade de Brasília, 2001. p. 33-49.

O texto lido fala sobre gestão da informação, mostrando a inteligência competitiva e a necessidade da quebra de paradigmas.Mostrando também que a sociedade da informação tem conseguido, perfeitamente, substituir a sociedade industrial, tendo como matéria prima a informação. O ponta pé inicial para essa transformação é a quebra de paradigmas e, consequentemente, a possibilidade e capacidade de inovação. A quebra de paradigmas, ocorre quando velhos ciclos terminam, dando espaço para a construção de novos ciclos, que podem ser, científicos, tecnológicos e econômicos. Para a inovação ocorrer, a organização precisa estar preparada para ela, ou seja, é necessário um aprimoramento contínuo da organização, de modo a atingir a qualidade total.Outros pré-requisitos para a inovação são a gestão da informação e conhecimento, e planejamento estratégico sistemático. Com a inovação, o desempenho da organização melhora, elevando seu patamar e fazendo que assim, ocorra a competitividade inteligente. A sociedade da informação institui novas formas de atuação social e de trabalho, produz conhecimento, administração de sistemas e capacidade de programar a mudança, a tecnologia é um elemento vital para as mudanças, rapidez, efetividade e qualidade são fatores cruciais e decisivos no mercado atual. A gestão da informação é fundamental para a sociedade da informação e do conhecimento, pois seu objetivo principal é identificar e potencializar os recursos informacionais de uma organização. O gestor da informação desenvolve outros processos tais como a aquisição da informação, organização, armazenagem, distribuição e uso da infomação. É necessário que a gestão da informação mostre como usar seus recursos em qualquer condição ambiental, e isso está ligado a inteligência competitiva, pois ao obter esse aprendizado, a organização aprende a tomar decisões, pois está fazendo o monitoramento informacional da ambiência.

Palavras-chave: Sociedade da informação. Gestão da informação. Paradigmas. Inovação. Inteligência competitiva. Organização. Conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com