TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Hobbit

Por:   •  19/4/2019  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Uma leitura mais poderosa que o próprio Anel

(O Hobbit)

* Esta resenha não possui spoilers.

O livro, cujo o autor é J. R. R. Tolkien, foi publicado no ano de 1937 ( apesar de outras editoras publicarem o mesmo mais recentemente). J. R. R. Tolkien é uma autor nascido em 1892 na África, que migrou para a Inglaterra e lá consolidou sua carreira como escritor. Era professor de faculdade e foi premiado como o “Comandante da Ordem do Império Britânico” pela rainha Elizabeth. Suas obras são de bastante sucesso, com sua principal sendo a saga “O Senhor dos Anéis”. O Hobbit, lançado pela editora WMF, conta uma história de fantasia e aventura, uma jornada de um Hobbit chamado Bilbo Bolseiro. O livro considerado como um livro infantil, possui um vocabulário não tão complicado, apesar de ser uma história bem detalhada. É um livro de grande sucesso, principalmente após do lançamento de seus filmes.

Na trama, Bilbo era um Hobbit (um dos tipos de raça nesse mundo fantasioso, famoso por serem ágeis e bons em furtos), que tinha uma vida pacata sem muito incômodo, uma típica vida de um Hobbit, até um certo dia em que uma mago famoso chamado Gandalf visita-o, a fim de convida-lo para ajudar 13 anões, liderados por Thorin o Escudo de Carvalho, a reconquistar um tesouro roubado por um dragão (Smaug), na montanha pertencente aos anões. Durante a jornada, Bilbo e os anões se envolvem em inúmeras enrascadas, como por exemplo encontrar raças perigosas como ogros e também os temidos e malvados orcs, tendo que enfrenta-los até mesmo à sua morte.

Uma cena legal da obra é a tentativa de Bilbo salvar a todos dos ogros, logo no início da trama, justamente pelo fato de ele não querer se envolver na aventura, mas conforme o tempo ele vai iniciando a sua jornada de herói, um famoso tipo de história em que o protagonista começa rejeitando o convite, porém ao aceitar se torna o herói com o passar da história. Sobre as personagens há uma parte decepcionante e outra nem tanto. O protagonista realiza um papel bom, divertido porém por parte dos anões, senti a falta de alegria, emoção, diferentemente do que acontece nos filmes.

Neste livro, o autor faz com que o próprio leitor crie sua ideia de como é o mundo desses povos, fazendo com que o leitor fique ainda mais interessado pelo livro e faz despertar a sua criatividade. Com cerca de 296 páginas escritas (19 capítulos), a história é contada detalhadamente, apesar de ser um livro de tamanho médio, e entretém o leitor de forma em que o livro torna-se curto.

A obra é uma de minhas melhores leituras, uma leitura simples mas carregada de detalhes, com uma fácil compreensão, utilizando a norma-padrão, e acessível tanto ao público-alvo, quanto a pessoas adultas que desejam se aventurar em meio a palavras. Mesmo com alguns defeitos eu recomendaria sim a obra e muito, pelo fato de envolver muito a criatividade do leitor e por ser uma história cheia de aventuras e momentos que causam ansiedade também risadas (principalmente nos diálogos entre Bilbo e Smeagle). Para a leitura ficar ainda melhor, sugiro que leiam antes mesmo de ter assistido os filmes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com