TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Quem Somos Nós

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS DE GRAJAÚ

CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS/GEOGRAFIA

ANDERSON DA COSTA LIMA

RESENHA

“QUEM SOMOS NÓS?”

Grajaú - MA

2019

QUEM SOMOS NÓS? Direção de William Arntz. EUA: Lord of the Wind, 2004 (108 min.). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=JBSCanzPAfY > acesso em 11 de jul de 2019.

O Filme “ Quem Somos Nós? ” (What the Bleep do we Know?), é um documentário que usa uma vida cotidiana ficcional para mostrar dilemas da física moderna. É uma produção diferente, pois trás questões cotidianas aliadas a questionamentos físicos, visando tornar o espectador mais interessado em assuntos tão complexos.

A obra foi produzida em 2004, tem  direção de William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente, tem a duração 108 minutos. É uma produção com depoimentos de cientistas, filósofos e teólogos que discutem teorias, mesmo que ainda não totalmente entendidas e com abordagem superficial, tem o objetivo de tentar populariza ou aproximar a física quântica, filosofia e espiritualidade para a realidade das pessoas, desmistificando elas como um assunto complexo e desinteressante.

O filme trás não apenas questões filosóficas e científicas da mente  há também uma personagem com suas lembranças vivenciais que vão sendo reveladas aos poucos, trançando um paralelo ou relação com a física quântica, definindo-a como a física das possibilidades e probabilidades. Amanda (Marlee Matlin) se vê numa experiência fantástica quando sua vida cotidiana começa a transformar-se, revelando o mundo de dualidade desconhecido onde ser partícula ou onda é uma possibilidade, e atravessar  objetos  só não é possível por causa dos movimentos dos átomos e discute a neurociência e a biologia humana, mostrando como para o corpo, não há diferença entre uma experiência real e um sonho ou fantasia e que a mente consegui produzur experiências incríveis apenas liberando hormônios no seu corpo, dando explicações sobre o funcionamento do cérebro como órgão controlador de todos os outros sistemas e funções corporais.

Com isso a intenção é fazer a construção da realidade pelo pensamento, a ênfase está na tese de que o pensamento humano é um fenômeno de natureza quântica. Tenta assim, unir à física quântica à consciência.

Sobre as partículas subatômicas que podem ser partículas ou ondas, isso certamente é algo que precisa ainda a ser entendido, mas o podemos perceber é que não depende de um observador para algum objeto existir. Enquanto uma partícula subatômica está interagindo com outra partícula subatômica, elas existem independentemente de onde você está ou não. Um objeto não precisa que você esbarre nela pra existir. Ele está lá. As partículas subatômicas que compõem os átomos que compõem a rocha também estão lá.

Como alguns outros documentários, não apresenta qualquer evidência de contradição ou discussão sobre qualquer oposição aos pontos de vistas apresentados, nem mostra o processo de como certas conclusões foram atingidas. Deixando um pouco superficial, mas o mérito dele pode estar em trazer de forma simplificada e de fácil compreensão a discussão acerca da física quântica e de suas possíveis relações com as possibilidades de experiência de diferentes realidade.

O filme é capaz de mudar a visão de vida de muita gente, pois é cético e abordam questões capazes de mudar paradigmas e dogmas, suficiente para transformar o modo de pensar sobre a vida, ensina a viver intensamente, não se preocupando com aspectos religiosos. Isso o torna interessante!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com