TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Libras

Por:   •  18/12/2020  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Libras. O que é esta língua?

A LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais, e ela difere das línguas de sinais de outros países. Ela se desenvolve através do contato entre a comunidade surda, mesmo assim no Brasil a libras apresenta variações devido ao tamanho do país e do regionalismo presente.

A libras está presente em qualquer lugar em que há interações, seja entre surdos, surdos e ouvintes que de alguma maneira aprenderam os sinais, nas escolas, encontros, etc. Os falantes de libras são os surdos e ouvintes isto ajudou para que a língua se desenvolva, e os números de fluentes venham aumentando no Brasil consideravelmente.

Pesquisa em libras, iniciou-se em 1980, hoje temos pesquisas em várias universidades, vem aumentando, estas pesquisas encontraram diferentes níveis linguísticos. As coletas de dados feitas pelos pesquisadores são bastantes relevantes pois a maioria dos participantes são surdos e isto contribuiu para grande avanço. Publicações linguísticas e estudos de tradução são realizados em várias regiões do país, como Ceará, Santa Catarina, Brasília, Alagoas.

Em 2014, em Florianópolis e seu entorno, uma grande pesquisa se iniciou através de coletas de dados, os participantes foram divididos em 3 grupos por faixa etária. Os dados gerados pela interação entre as pessoas de forma espontânea, as imagens foram captadas por câmeras em vários ângulos. A partir deste, outros trabalhos foram impulsionados em Tocantins, Ceará, Alagoas e Rio de Janeiro.

Pesquisas assim contribuem para a criação de um inventário, maior padronizado e através de seus bancos de dados coletados, são analisados sinais recorrentes, frequência de sinais, particularidades, e então esses dados são armazenados.

A área linguística aplicada deve receber status de educação bilíngue. Graças ao PNE 2014, que ajudou a lançar luz para a importância das libras a nível nacional para promover a inclusão.

Infelizmente o desenvolvimento de profissionais na área de tradução e professores dependem do desenvolvimento destas pesquisas. Sendo este um grande desafio para o futuro.

RONICE MÜLLER DE QUADROS, MARIANNE ROSSI STUMPF. LIBRAS. O que é esta língua? Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Q6B-6nm9VnE>. Revista Roseta. 2019.

Rigomaer Humberto Barbosa. Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM. Uberaba. Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com