TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras resenha

Por:   •  7/11/2015  •  Resenha  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

       Cientificamente a deficiência auditiva é definida como uma perda parcial ou total da audição. Sendo que uma pessoa pode nascer coma surdez ou pode ser de origem congênita causada por viroses maternas, doenças tóxicas desenvolvidas durante a gravidez ou adquiridas que afeta a patologia de recém-nascidos. A perda auditiva pode ser classificada por diversas formas, pois um deficiente auditivo é definido como surdo quando sua audição não funciona no sentido comum, outra forma é o hipoacústico sendo aquele que tem uma audição mesmo que deficiente funcional, através de prótese auditiva. A hipoacústica é classificada a partir do grau da perda, ordem e localização. Analisando a patologia do ouvido considera-se que uma lesão localizada no ouvido externo ou no meio é denominado como deficiência de transmissão, e quando se origina no nervo auditivo é conhecido como deficiência sensorioneural.

    O resultado da falta do que se é comum na maioria da sociedade é que o surdo é implantado a um grupo minoritário, que por evidências tanto científicas, sociais e culturais a surdez é definida como deficiência  ______________. Porem o surdo não deve ser considerado como excepcional, pois não se pode considera-lo como normal já que sofre limitações e necessidade de meios que facilitadores de sua vivencia cotidiana. Essa distinção entre diferença e doença não pode ser incorporada caso queiramos ser uma sociedade democrática, sendo a cultura dos surdos entendida como existente, entretanto necessária de ser respeitada, pois a dificuldade de mudar as relações sociais, culturas e institucionais vem aos poucos sendo transformadas.

     Um exemplo dessa mudança é a criação do sistema conhecido no Brasil como Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua de sinais ou língua gestual uma língua que ao em vez de sons da comunicação se utiliza gestos e expressões faciais e corporais.  As línguas de sinais são de aquisição visual e produção espacial e motora, são as línguas naturais da comunidade Surda usada como forma de comunicação algumas características das línguas de sinais aponta propriedades exclusivas, tais como o uso de gestos simultâneos. Assim as línguas de sinais possuem uma modalidade de produção motora como mãos, face e corpo e uma modalidade de percepção visual embora existam aspectos universais, a comunicação gestual dos Surdos não é universal. Pois as línguas de sinais, assim como as orais, pertencem às comunidades onde são usadas, tendo apresentando diferenças consideráveis entre as determinadas línguas.

    As mesmas não seguem a ordem e estrutura frásicas das línguas orais devido nao ser considerado como importanteo fato de colocar um sinal atrás do outro, como se faz nas línguas orais usando uma palavra após a outra e sim representar a informação, reconstruindo o conteúdo visual da informação devido a capacidade dos surdos lidarem com memória visual. As línguas de sinais possuem sua gramática própria, assim como as línguas orais possuem as suas, sendo elas totalmente independentes e como entre os idiomas falados devendo se levar em conta que diferenças culturais são determinantes nos modos de representação do mundo. Pois os surdos sentem as mesmas dificuldades que os ouvintes quando necessitam comunicar com outros que utilizam uma língua diferente, pois cada país tem a sua própria língua gestual. Sendo tão natural e tão complexa quanto às línguas orais, dispondo de recursos expressivos suficientes para permitir aos seus usuários expressar-se sobre qualquer assunto, em qualquer situação, domínio do conhecimento e esfera de atividade sendo adaptada à capacidade de expressão dos surdos. Para isso criado o alfabeto dactilológico de uma só mão entre os ouvintes. No entanto, o alfabeto dactilológico é apenas um suplemento das línguas de sinais cuja função é a soletração de palavras das línguas orais, tais como, nomes próprios, siglas, empréstimos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com