TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha TedXtalk

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Luiz Gustavo Martins Ramos

Tedx Talk. Dilema de valores nas culturas. Youtube, junho de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g61LE11KGC8

Fernando Lanzer Pereira de Souza é brasileiro, graduado em psicologia e consultor de empresas em diversas temáticas. No vídeo publicado no canal TEDx Talks em junho de 2015, denominado "Dilema de valores nas culturas", argumenta acerca da diversidade cultural e como ela impacta nos costumes e tradições de uma comunidade, utilizando-se de aproximadamente 22 minutos. Durante o vídeo, Lanzer se apoia em diferentes autores, mas por já ter vivido no Brasil, nos Estados Unidos e na Holanda, três países bastante distintos entre si, também utiliza de experiências pessoais para expor suas ideias.

Lanzer inicia o vídeo definindo os três países em que residiu em uma única palavra. Para ele, Brasil seria esperança, Estados Unidos seria competição, e Holanda, respeito. A discrepância entre as palavras escolhidas é suficiente para compreender a dimensão da diferença entre as populações, mas, apesar disso, o palestrante ainda argumenta o motivo da escolha das palavras, relatando de forma divertida suas experiências em cada país.

Diante desse cenário, dá-se continuidade à apresentação. De maneira a tornar a apresentação didática, Fernando Lanzer associa a temática cultural a um iceberg, em que a porção visível é constituída pelos rituais, símbolos e heróis de uma determinada cultura, e a parte submersa representa os valores. Ele explica que são esses valores que determinam as relações interpessoais e o modo como determinada comunidade se comunica. Sendo assim, pode-se realizar uma analogia com a teoria dos fatos sociais, do sociólogo Émile Durkheim, visto que esses conceitos estão enraizados na conjuntura social, e são difundidos através das relações sociais.

Em seguida, Fernando Lanzer discute a teoria das cinco dimensões, de Geert Hofstede, que auxilia a compreensão de diferentes culturas. As cinco dimensões são identidade, poder, gênero, incerteza e tempo. Lanzer define e exemplifica cada um desses conceitos, e acrescenta que a posição de uma sociedade mediante esses fatores depende da base da pirâmide hierárquica. Para encerrar, finaliza a argumentação confirmando que, para mudar a cultura, é necessário mudar o estilo de educação para as crianças.

Finalmente, conforme o filósofo Louis Bonald, a cultura forma sábios. Em adição, diante do exposto, observa-se a imperiosa função da cultura nas relações e comunicação entre as pessoas. Além disso, é inegável a função social da educação na conjuntura da sociedade, uma vez que cumpre importante papel na formação do indivíduo que compõe o coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com