TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme - Eles não usam Black Tie

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  2.333 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Eles não usam Black Tie” foi estreado no ano de  1981, foi baseado em uma peça de 1956 de Gianfrancesco Guarniere que leva o mesmo titulo do filme.

O filme se passa em meio ao período do Regime Militar , em São Paulo no ano de 1981. Ele traz em seu tema relações de amor, de solidariedade, conflitos ideológicos entre pai e filho, politica, ditadura militar recorrente a época e movimentos trabalhistas e sindicalistas.

Tudo começa quando Tião –um operário- filho de Otavio –outro operário que era líder de sindicato e movimentos trabalhistas- descobre que sua namorada, Maria, esta gravida de um filho seu e então resolvem se casar.

A vida de Tião a partir de então se torna complicada, em meio a sua situação como futuro pai e marido que sonha em dar um futuro melhor para sua mulher e seu filho. Tião se depara com movimentos trabalhistas que seu pai, Otavio, é um dos lidere; e então ele terá que decidir em qual dos lados ficar: seguir seu pai e ser a favor do movimento trabalhista e entrar em greve ou se opor a isso e garantir um sustento para sua futura família.

Ele, com grande preocupação com a gravidez de Maria se sente atordoado, ele tem pensamentos e ideologias opostas aos que seu pai defende e isso torna um motivo de discursões entre os dois.

Então, Tião com pontos de visão diferente de seu pai e os outros operários decide furar a greve comprando uma terrível briga com Otavio que não reagiu muitos bem as atitudes do filho o expulsando de casa.Tião vai embora de sua cidade em busca de empregos e oportunidade deixando Maria para traz com a promessa que voltaria.

Esse período foi marcado pela transição da época da ditadura militar e o começo da democracia. O filme mostra bem a temática da época dos anos 80,os temas sociais como o sindicalismo e a organização de classe operaria.

O trama é um filme que não possui muita atratividade sonora e sua qualidade de imagem não é a das melhores mas a julgar pela época isso é quase indescritível. O filme teve partes muito marcante como a morte de Bráulio, onde estava em um movimento trabalhista  foi executado em frente aos seus colegas de trabalho, isso é um dos símbolos que marcaram a época.

O filme foi consagrado com grandes prêmios e considerado um dos melhores da época, lotando sua bilheteria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com