TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução Americana

Tese: Diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução Americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Tese  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução Americana

• A Revolução Francesa ocorreu em 1789 e a Revolução Americana aconteceu no ano de 1776, ambas foram Revoluções liberais - democráticas, mas se diferenciam pelas razões que levaram às revoltas e por suas declarações; de um lado a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e do outro a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

• Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi um documento da Revolução Francesa no qual foi colocado que os direitos dos homens passariam a ser universais, sendo válidos e exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar, ou seja, pertenciam à natureza dos homens.

“A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos.”

(Documento “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” 1789)

• A declaração foi baseada no Iluminismo e proclamou junto com os direitos dos homens, as liberdades de cada um. Formada por dezessete artigos, essa declaração inspirou Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Francesa. A Revolução Americana começou no conflito entre as tropas do Reino Unido e os colonos americanos, os Britânicos declararam guerra contra os rebeldes colonos os rebeldes foram favorecidos, pois tinham conhecimento do território de batalha. Foi escrita a Constituição dos Estados Unidos da América, que interferiu no sistema político dos Estados Unidos da América e definiu o governo do novo país independente. A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América foi autenticada no Congresso Continental.

“São verdades incontestáveis para nós; todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujo pó forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la.”

(Documento “Declaração de Independência dos Estados Unidos da América”)

Ambas as declarações tentaram universalizar o direito a liberdade, a moradia, a igualdade e a segurança de todos os cidadãos sem distinção de raça de cor ou classe social. Direitos aos quais hoje o profissional de serviço social deve assegurar que seus usuários tenham acesso a esses direitos que são dever do estado e direitos dos cidadãos.

Tipos de solidariedades sociais, segundo Emile Durkheim

Segundo Emile Durkheim, podemos afirmar que a solidariedade social se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela ligação entre as pessoas. O tamanho ou a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de cada sociedade. Nas sociedades de organização mais simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquela existente em sociedades mais complexas, uma vez que a consciência coletiva se daria também de diferentes formas em cada situação.

Solidariedade mecânica e orgânica. A solidariedade mecânica é constituída por um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si, os membros da sociedade mecânica são ligados por parentesco. Para ele a solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas primitivas nas sociedades mais simples de solidariedade mecânica prevaleceriam regras não escritas, mas de aceitação geral nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais. A solidariedade orgânica predomina nas sociedades ditas modernas ou complexas, sociedades capitalistas, nas sociedades mais complexas de solidariedade orgânica existiriam leis escritas, aparatos jurídicos também mais complexos. Em suma, Émile Durkheim buscou compreender a solidariedade social (e suas diferentes formas como fator fundamental na explicação da constituição das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com