TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.796 Palavras (24 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

tecnólogo em embelezamento e imagem pessoal

daniela cristina xavier duarte, fernanda strelow silveira, gélei rodrigues barbosa, geovana schwanz de lima, giuliane esteves da silveira.

o que é qualidade de vida?

[pic 3]

Pelotas

2018

Daniela cristina xavier duarte, fernanda strelow silveira, gélei rodrigues barbosa, geovana schwanz de lima, giuliane esteves da silveira.

o que é qualidade de vida?

Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Embelezamento e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina 1º semestre.

Prof. Aline Menezes, Juliana Lima, luciane Barbosa, Silvia Paulino.

Pelotas

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 SAÚDE FINANCEIRA        6

2.1 CONSUMO X MINIMALISMO        7

2.2 MINIMALISMO NA MODA E IMAGEM PESSOAL        8

3 SAÚDE DO CORPO        9

3.1 OBESIDADE INFANTIL        9

3.2 NO AMBIENTE DE TRABALHO- BIOSSEGURANÇA        15

3.2.1 O que é biossegurança?        15

3.2.2 Ética e qualidade de vida        17

3.2.3 O que é qualidade de vida segundo a filosofia?        17

3.2.4 O que é qualidade de vida segundo Sócrates?        18

4 CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS        21


1 INTRODUÇÃO

O que é qualidade de vida?

O presente trabalho tem como tema apresentar uma análise sobre alimentação e a qualidade de vida mais concretamente sobre qualidade de vida no século XXI. Hábitos alimentares, saúde e lazer.

As condições de vida e saúde têm melhorado de forma contínua e sustentada na maioria dos países, no último século, graças aos progressos políticos, econômicos, sociais e ambientais, assim como aos avanços na saúde pública e na medicina. Pesquisas de diferentes autores e os relatórios sobre a saúde mundial (WHO, 1998 apud BUS, 2000). Na América Latina, por exemplo, a expectativa de vida cresceu de 50 anos, depois da II Guerra Mundial, para 67 anos, em 1990, e para 69 anos, em 1995. No entanto as mesmas organizações são taxativas ao informar que ainda que tal melhoria seja incontestável, também o é a permanência de profundas desigualdades nas condições de vida, alimentação e saúde entre os países e, dentro deles, entre regiões e grupos sociais.

Apesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida apresenta imprecisões teórico/metodológicas o que dificulta a investigação, o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema e, principalmente, a aplicação do conhecimento produzido na melhoria da qualidade de vida da população. Este estudo busca contribuir para a clarificação do conceito de qualidade de vida e teve como objetivo, a partir da leitura e pesquisas bibliográficas estabelecer um conceito sobre qualidade de vida nas suas diversas áreas. A abordagem psicológica busca indicadores que tratam das reações de subjetividade de um indivíduo às suas vivências, dependendo assim, primeiro da experiência direta da pessoa cuja qualidade de vida está sendo avaliada e indica como os povos percebem suas próprias vidas). O termo qualidade de vida, em relação a seu emprego na literatura médica, vem sendo associado a diversos significados, como condições de saúde e funcionamento social.

Dependendo da área de interesse a qualidade de vida, muitas vezes, é conhecida como sinônimo de saúde (Michalos, Zumbo & Hubley, 2000; Schmidt, Power, Bullinger & Nosikov, 2005), felicidade e satisfação pessoal (Renwick & Brown, 1996), condições de vida (Buss, 2000), estilo de vida (Nahas, 2003), dentre outros; e seus indicadores vão desde a renda até a satisfação com determinados aspectos da vida.

Esta temática é de suma importância na sua saúde, nos seus relacionamentos (sociais, família e amigos), no bem estar psicológico e emocional, na sua educação, no transporte, moradia, bem estar físico e segurança.

O conceito é muito amplo, mas tem a ver com encontrar equilíbrio, seja em sentido financeiro, corporal, profissional, emocional, amoroso ou pessoal, e diminuir o estresse de situações cotidianas, podendo encontrar autoestima e bem estar pessoal. Vamos analisar aqui três áreas que podemos melhorar para ter qualidade de vida: financeiro, saúde corporal e profissional.


2 SAÚDE FINANCEIRA

Entre as maiores causas do estresse na sociedade em que vivemos estão as preocupações com o trabalho e falta de dinheiro. Isso acontece devido a dificuldade que muitas pessoas tem de organizar os seus ganhos e despesas, assim acabam gastando mais do que ganham, comprometendo-se com dividas desnecessárias e intermináveis.

Você já parou pra pensar como tem gastado energia ao longo do tempo com o propósito de acumular o que não precisa? Roupas, móveis, calçados...

Acabamos por ser capazes de gastarmos nossa vida inteira em busca da felicidade, não percebendo que não é nos objetos, no material, que ela se encontra.

Depois de praticarem o minimalismo, muitas pessoas tem visto que o seu dia a dia se torna mais fácil, tendo menos coisas acumuladas a sua volta. Ter a liberdade de sair de um emprego que não lhe faça bem é mais importante que ter um salário fixo para gastar com coisas e objetos. O minimalismo se trata sobre você ter mais tempo, mais espaço, mais paixão, mais experiências, fazendo também que sua qualidade de vida se torne melhor.

Quando não dependemos das coisas ou não somos definidos pelo que possuímos, nos tornamos mais felizes, mais relaxados, menos estressados. Gastamos tanto com coisas que nem se quer precisamos e não conseguimos fazer as coisas que mais gostamos ou que mais nos deixa feliz.

Ter uma vida simples, trabalhar com o que se gosta e gastar o dinheiro com o que lhe faz feliz, isso faz com que tenhamos uma boa qualidade de vida.

Os problemas com dinheiro acabam afetando a saúde financeira das pessoas, causando danos emocionais e prejudicando a saúde física e emocional. Para evitar essas consequências é necessário aprender a controlar os seus rendimentos e seus gastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com