TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  3.279 Palavras (14 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

gestão de recursos humanos

[pic 3]

COSMOTEC

[pic 4]

Ilhéus

2015

rodrigo vieira reis

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Gestão por Competência e do Conhecimento; Empreendedorismo; Planejamento de Carreira; Seminário V

Orientadores: Profª. Ana Céli Pavão, Rinaldo J. B. Lima,  Marilucia Ricieri e Edinei Suzuki

Ilhéus

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO____________________________________________________3

2 OBJTIVOS_______________________________________________________4

3 DESENVOLVIMENTO______________________________________________5

3.1 GESTÃO POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO....................................

3.2 EMPREENDEDORISMO.....................................................................................

3.3 PLANEJAMENTO DE CARREIRA........................................................................

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________11

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS___________________________________12

1 INTRODUÇÃO

Agilidade e busca constante de excelência no atendimento ao cliente, melhoria contínua em todas as ações da empresa. Ser reconhecido como melhor fornecedor de matéria-prima através da busca constante de melhoria. Alinhado a seu principio de gestão, a Cosmotec estabelece uma cadeia produtiva, com o objetivo de alcançar uma sociedade sustentável e melhor. Visando fortalecer ainda mais as relações globais, um elemento que faz a base do negócio, que suporta a nossa força corporativa integrada, que é a nossa principal Competência. Com as mudanças nas relações de trabalho, tornaram-se importantes as noções de recursos humanos. Portanto, é preciso estar apto para o desafio de criar condições para que o trabalho seja fonte de prazer e realização, isso inclui o favorecimento do crescimento pessoal e profissional de cada um, a harmonia e a qualidade de vida na empresa. A elaboração de mecanismos efetivos de motivação dos servidores assim como o alinhamento das atividades de gestão de pessoas às estratégias organizacionais e às diretrizes traçadas pelos governos a configurar emergentes desafios para a política de gestão de recursos humanos. A gestão por competências, por concepção, propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização e das pessoas que dela participam as competências necessárias à consecução de seus objetivos. Os estudos no campo das competências e a análise da legislação vigente contribuem para ter-se claro que os desafios na implementação do modelo de gestão por competências passam por uma condição que precede a implantação do modelo, que é a estratégia organizacional.

A gestão de conhecimento amplia a vantagem competitiva e concorrencial da empresa, reduz custos com P&D (Planejamento e Desenvolvimento), geração de novos modelos de negócio, melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da empresa, suporte às tomadas de decisão e melhorias na produção e na prestação de serviços favorecendo a organização por meio de seu próprio conhecimento adquirido e desenvolvimento e a partir do conhecimento colhido no ambiente externo (experiência de concorrentes influencia culturais, inovações tecnológicas, etc.). Essa gestão se preocupa com as condições organizacionais, localização, geração e partilha do conhecimento, e das ferramentas a serem utilizadas na comunicação e organização de determinado conteúdo. Em suma, é uma modalidade de gestão que facilita o controle e o acesso às informações relevantes num processo de trabalho e a administração de seus meios. O conhecimento parte de uma informação, pesquisa, experiência e produz impactos positivos ou negativos na sociedade e em determinada organização, dependendo de como esse conhecimento é filtrado, analisado e gerido. 

O empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social “o empreendedor” tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução, valoriza suas experiências, seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, definem objetivos e dá o primeiro passo. Ouve-se e fala-se que o empreendedor precisa ter visão. Visão pessoal. Uma visão que vem de dentro. A maioria das pessoas tem pouca noção da verdadeira visão, dos níveis de significado. Metas e objetivos não são visão. Ser visionário é imaginar cenários futuros, utilizando-se de imagens mentais. Ter visão é perceber possibilidades dentro do que parece ser impossível. É ser alguém que anda, caminha ou viaja para inspirar pensamentos inovadores.

A permanência de profissionais por um longo período de tempo na mesma empresa tem se tornado cada vez mais difícil. Isso ocorre, pois grande parte dos trabalhadores não está interessada exclusivamente em ter um bom salário, eles buscam também reconhecimento e oportunidades de aprender e crescer na profissão. Um plano de carreira pode ajudar o profissional a identificar suas necessidades momentâneas para crescer profissionalmente, como os cursos extras que podem ser feitos, as habilidades a serem trabalhadas, entre outros. Isso é útil, inclusive, para que a organização se mantenha alinhada com o funcionário, conhecendo suas ambições e possibilitando crescer conjuntamente com o profissional. Dessa forma, a organização consegue manter o funcionário motivado e produtivo, evitando que esses funcionários sintam a necessidade de buscar outras oportunidades fora da empresa.

A gestão de recursos humanos é relevante no mundo atual. Com as mudanças nas relações de trabalho, tornou-se bastante importante saber administrara gestão de pessoas. Este trabalho proporcionará justamente a resposta para o desafio de criar as condições para que o trabalho seja fonte de prazer e realização, além de favorecer o crescimento pessoal e profissional de cada um, por meio da valorização do trabalho em equipe, do treinamento e da convivência, buscando harmonia e qualidade de vida na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com