TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBREQUALIFICAÇÃO DOS SECRETÁRIOS DAS ESCOLAS: GESTÃO NAS ESCOLA

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPALL

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 2]

Acadêmico(a) MÔNICA ANDRADE

[pic 3]

                

SOBREQUALIFICAÇÃO DOS SECRETÁRIOS DAS ESCOLAS:  GESTÃO NAS ESCOLA MUNICÍPAIS DE MARINGÁ.

        

MARINGÁ – PR

2018

MÔNICA ANDRADE

 SOBREQUALIFICAÇÃO DOS SECRETÁRIOS DAS ESCOLAS:  GESTÃO NAS ESCOLA MUNICÍPAIS DE MARINGÁ.

        

        

                                       Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Metodologia                         de Pesquisa da Universidade Estadual de Maringá, como                         forma de avaliação final, sob orientação Prof.ª Olga Maria                         e Co Orientação da Tutora Prof.ª Elisabete Camilo

                                 

MARINGÁ - PR

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 OBJETIVOS        04

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS         04

3 JUSTIFICATIVA         05

4 REVISÃO TEÓRICA        07

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA        12

7 REFERÊNCIAS        13

        


1 INTRODUÇÃO              

Até 1988, o servidor público ocupante de cargo efetivo era oferecido a possibilidade da ascensão funcional, para isso eram reservados vagas destinadas a seleção interna nos concursos públicos, ou eram feitos concursos internos onde todas as vagas eram destinadas à ascensão funcional. A Constituição de 1988 retirou dos servidores esse direito, uma vez que o mesmo caracterizava favorecimento dos servidores em detrimento da população em geral. Eliminou-se a possibilidade de um servidor movimentar-se para outro cargo sem a realiza de concurso público.

        Observou-se que mesmo com a perda de alguns privilégios ao longo dos anos, continuam havendo uma grande procura por concursos públicos, e que as pessoas estão entrando em cargos abaixo de suas graduações. No caso da Prefeitura de Maringá, especificamente nas escolas municipais, instituição na qual se deu a pesquisa aqui relada, muitos agentes administrativos exercendo a função de secretários, possui curso superior. E apesar da mais diversas qualificações, estão em um cargo que exige apenas nível médio.

Surgiu então o interesse de conhecer quais as razões pelas quais um trabalhador ingressa e, na maioria das vezes permanece por toda sua vida no serviço público, mesmo em condições que não são as ideais.  Isso nos remeteu à seguinte pergunta de pesquisa:

Quase os fatores contribuem para a permanência dos servidores agente administrativos, com formação superior, em cargos de secretários, de ensino médio, nas Escola Municipais de Maringá?

Este estudo é importante para que sirva de base para outros estudos, pois é preciso identificar estratégias para que a gestão de pessoas no setor público mantenha estes servidores satisfeitos e motivados, mesmo em uma função aquém de suas qualificações. Desta forma estes servidores serão capazes de prestar um serviço de excelência para a população, que é o maior objetivo da administração pública.

2 OBJETIVOS  

               

O objetivo geral a ser alcançando por meio da pesquisa se concentra em diagnosticar os fatores que contribuem para a permanência de secretários do setor da educação com formação superior em cargos de níveis médio. Verificar o que os gestores podem fazer para que eles permaneçam em seus cargos e se mantenham motivados mesmo estando em situação de sobrequalificação.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Quantificar os servidores agente administrativos em educação com formação superior, exercendo a função de secretários, que exige apenas ensino médio, nas escolas Municipais de Maringá;

b) Traçar o nível de satisfação dos servidores com formação superior em relação a função exercida e às condições gerais de trabalho na instituição;

        c) Determinar se os servidores com formação superior ocupantes de cargos de nível médico exercendo a função de secretários têm ou buscam acesso a melhores oportunidades de trabalho, dentro ou fora setor público;

d) Descrever as possíveis implicações dos achados do estudo para a Gestão de Pessoal na Secretaria de Educação de Maringá.

3 JUSTIFICATIVA    

O fato de existir servidores em cargo que exigem uma formação inferior a qual eles possuem é conhecido como sobrequalificação. Esta prática não é exclusiva da Secretaria de Educação de Maringá – Pr., nem mesmo do serviço público de forma geral, esta sobrequalificação é uma tendência dos tempos modernos e pode ser interpretada como uma subutilização das habilidades ou sobreeducação (sobrequalificação).

 O argumento da sobreeducação parte do fato de que há uma crescente oferta de pessoas muito escolarizadas e qualificadas que não estão sendo absorvida pelo mercado. Desta forma são forçadas a se colocarem em uma ocupação que requer menos habilidades do que as já obtidas. Quando elas aceitam os empregos abaixo de seu nível educacional, passam a competir com os trabalhadores menos instruídos e como consequência, esses também são forçados a aceitar ocupações abaixo do seu nível de qualificação, ou mesmo se tornam desempregados, acontecendo a subutilização de suas habilidades.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (65.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com