TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Infancia

Artigos Científicos: Segunda Infancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Atividade: Rua e Avenida

Objetivo: Aumentar o nível de atenção, velocidade de reação, melhorar a resposta a estímulos, condição física, conceito de trabalho em equipe e o benefício que esse modo de trabalho promove, além de promover a interação entre os participantes.

Conteúdo: O jogo começa com a definição do perseguidor, do perseguido e do controlador e a formação do campo de perseguição. O campo de perseguição será num espaço delimitado onde os demais participantes deverão estar organizados em linhas e colunas bem organizadas para que o jogo tenha um bom andamento. Realizada a formação, os participantes devem estender os braços lateralmente de modo que a distancia entre eles seja suficiente para que consigam girar em 90° com os braços abertos, sem bater uns nos outros. Dado o início da brincadeira, a perseguição ocorre entre as colunas sem passar por baixo dos braços dos limitadores. A missão do controlador é proteger o perseguido dando o comando de “rua”, para que os participantes se organizem em colunas e “avenida” para que se organizem em linha, dificultando assim a ação do perseguidor. Durante o decorrer, poderão ser feitas modificações na brincadeira de modo a aumentar a dificuldade da mesma.

Metodologia: A atividade será realizada de modo a envolver todas as crianças nos objetivos da brincadeira, que será realizada na quadra com espaço limitado para dar a brincadeira uma dinâmica mais intensa.

Materiais: Quadra poliesportiva.

Avaliação: A avaliação será de forma qualitativa, de modo a verificar o desenvolvimento dos participantes no que diz respeito as capacidades a serem trabalhadas na atividade.

Capacidade Motora

As capacidades motoras a serem indicadas para trabalhar nesse período da segunda infância são Força, Flexibilidade, Agilidade, Resistencia e Velocidade.

Nesse período inicial é importante propiciar as crianças as mais diversas experiências motoras para o cérebro possam criar engramas motores que serão utilizados em atividades mais complexas posteriormente, isso significa que as aulas de educação física devem conter exercícios, na verdade, brincadeiras ou jogos por conta da ludicidade, que contemplem as mais diversas capacidades motoras.

Aspectos Físicos

Idade óssea

Pode-se observar através da radiografia do punho e mão (esquerdos), através desta estuda-se o aparecimento de núcleos de ossificação. Usa-se o método de Tanner e White – Head que dá a porcentagem de maturação.

Desenvolvimento da massa magra

A massa magra é constituída por água, minerais, proteínas e substâncias residuais. Visto que a velhice é vista como uma desidratação progressiva, conclui-se que quanto mais jovem o indivíduo, maior a porcentagem de água no seu organismo. No nascimento, o bebê possui cerca de 79% do seu peso corporal , dado pela água e na idade adulta , chega a 56%. Isso se deve a queda da porcentagem de água extracelular, de 44% cai para 17% aos 20 anos. Mas a água intracelular não varia tanto, mantendo-se constante ao longo do crescimento. O Sódio e Cloro (extracelular) diminuem com o crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com