TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simular um empreendimento

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Simular um empreendimento qualquer e aplicar um SGA para esse empreendimento

A JJ Tornearia é uma empresa que desenvolve peças sob encomenda para diversos tipos de segmento de acordo com a solicitação de seus clientes, e deseja implantar um SGA para cumprimento da legislação ambiental e melhor imagem de sua empresa.

Para implantação desse SGA será utilizada a metodologia do PDCA (Plan, Do, Check, Act) Planejar, Fazer, Verificar, Agir. A empresa já possui uma política ambiental vigente e se comprometeu a uma melhoria continua do SGA e as diretrizes do seu programa ambiental.

Então começa o planejamento do SGA, para isso será estabelecido objetivos e metas.

Objetivos:

  1. A separação de resíduos estimulando a coleta seletiva.
  2. Promover programas de qualidade nos setores que utilizam óleos lubrificantes e graxas, educando seus funcionários a não poluírem seu local de trabalho.
  3. Promover programas de conscientização dos seus empregados a economizarem os recursos energéticos da empresa.
  4. Promover programas de redução, reutilização, e reciclagem dos materiais de consumo administrativo.

Metas:

  1. Reduzir em 25% o uso de energia elétrica da empresa em 1 ano.
  2. Reduzir o uso de água em 20% em 1 ano.
  3. Estimular seus empregados que trabalharam no desenvolvimento das políticas ambientais da JJ Tornearia a fazerem cursos de mestrado direcionados a gestão ambiental.

Na fase seguinte foi a implementação do SGA (FAZER), onde foi colocado em prática o planejado, estando bem definido a responsabilidade de cada colaborador na implementação desse SGA.

Aplicado todo o planejado segue a fase de Verificação onde foram realizadas auditorias, que analisaram todo o SGA e verificando o que foi insuficiente e foi estabelecido que a empresa aprimorasse o seu sistema de coleta seletiva para todos os pontos da empresa. Ao longo das auditorias não foram encontradas razões suficientes para que a JJ Tornearia obtivesse sua licença ambiental.

Posteriormente a verificação chegou a fase de Agir, onde foram melhorados e ampliados o sistema de coleta seletiva da empresa continuando assim uma melhoria continua do SGA da JJ Tornearia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com