TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICA DE NEGOCIACAO

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Negociação

      Negociar é a ação utilizada para resolução de situações onde as partes interessadas procuram satisfação para ambas. Para que haja uma saída positiva do negócio é necessário vê-lo como um sistema no qual possui partes interdependentes e estritamente relacionadas entre si. O negociador deve primeiramente planejar cada detalhe minuciosamente antes da negociação, no momento da ação as partes podem usar de táticas para persuadir e influenciar o outro, chegando a um acordo e a satisfação de ambos, tendo em vista um negócio duradouro. ( MARTINELLI; GHISI, 2009)

       É uma atividade que é realizada no nosso cotidiano tanto na vida pessoal ou profissional. Defini-se em realizar um bom negocio se possível em longo prazo, seguindo alguns aspectos como: ouvir com atenção, usar o tempo a seu favor, e ter informações necessárias sobre o acordo pretendido. Todas as negociações devem superar as expectativas dos clientes e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade e aliados fixos. ( SANTOS, 2009)

       É um processo de acordo, onde se resolve as diferenças através da comunicação, onde as partes buscam soluções sobre uma transação e chegam a um interesse mutuo entre os envolvidos. Um dos pontos fortes na negociação é a conscientização da necessidade de falar na hora certa e também de ouvir. A negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade. (ACUFF apud LUCENA, 2009)

       Tendo em vista que a negociação é saber comunicar-se, ser objetivo, é saber usar a informação recebida ou trocada a seu favor, é ter postura, é ser ético, é saber usar principalmente o tempo, o poder que lhe foi dado no momento certo, é ter habilidade e criatividade, ser flexível sem sair do foco, conhecer o perfil da outra parte e assim prever seu comportamento, é ter um planejamento, um objetivo, uma meta, enfim negociação é um conjunto de sistemas que bem aplicados levam ao melhor resultado para ambas as partes. ( MARTINELLI; GHISI, 2009)

       No mundo em que estamos vivendo de modernização e competição não podemos nos deixar influenciar por algumas técnicas de sobrevivência que não são éticas, pois o que esta em jogo é a reputação da empresa que gerencia a negociação. Muitas empresas não trabalham com políticas éticas e por esse motivo algumas negociações futuras podem ser bloqueadas.

       Negociação é o processo onde se tem o objetivo de fechar um bom negocio ou acordo, levando em consideração a transformação das entradas em saídas positivas. Para esta negociação chegar a este resultado é importante fazer uso de três variáveis básicas que são: tempo, poder e informação.

      O tempo é fundamental, o fato de uma parte ter conhecimento do prazo limite do seu oponente pode lhe trazer melhor resultado, ou mesmo aquele que não tem um prazo especificado, faz do tempo um aliado.

      O poder pode ser definido de varias formas, uma delas é a capacidade de influenciar as pessoas e com isso conseguir o que deseja. O poder pode ser classificado de duas maneiras: os poderes pessoais “são poderes inatos, presentes em qualquer situação, independentemente do papel desempenhado, dos conhecimentos e das habilidades para lidar com as pessoas.”; e os poderes circunstanciais”. De acordo com as circunstancias, analisa-se um fato de maneiras diferentes, enxergando-o por ângulos diversos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com