TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO

Por:   •  22/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]TRABALHO EM GRUPO - TG

ALUNOS:

ADÃO DE SOUZA                                 RA: 1412361

POLO

DOURADOS – MS

2014

Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar seus recursos financeiros.

(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.

A crise nos países que compõem a União Europeia tem atraído os olhares desta região para o Brasil, com o intuito de investir diretamente no Brasil, por conseguinte, na expectativa de retorno e blindagem à crise que afeta o bloco econômico. Isto significa que o investimento estrangeiro se deve ao fato de o Brasil estar com a expansão brasileira acima da média mundial, superando o crescimento sustentável da economia. O forte investimento nas obras de infraestrutura no Brasil, em destaque a copa que se passou de 2014 e os jogos olímpicos de 2016, pode ser posto como algo que atraiu os olhares estrangeiros, visto que estes investimentos mostram a estabilidade da economia brasileira.

Outro fator foi a desvalorização do dólar dos EUA em relação às demais moedas em 2009 e 2010. No Brasil, o forte crescimento econômico, a relação risco-retorno dos ativos baseados em real e as perspectivas de crescimento futuro fomentam a entrada de capitais estrangeiros no País e a valorização do Real. A participação da moeda brasileira nas transações em mercados futuros e opções ampliaram-se em 2010, estando nas primeiras posições quanto ao número de transações no mercado global de derivativos, segundo o Banco de Compensações Internacionais - BIS.

O Brasil é a sétima economia do mundo, tem sinais de desaceleração, mas deve crescer este ano cerca de 3% sobre uma base de 7,5% que foi o PIB em 2010. Pode-se notar que os governantes tiveram participação direta na resposta econômica do Brasil diante da crise. A taxa de inflação no Brasil também apresenta uma das menores volatilidades em comparação à de outros países. A influência direta desse “Tsunami” é o beneficiamento das exportações brasileiras, que foram iniciadas através de estratégias de diversificação geográfica, com aumento da participação das vendas para a Ásia, o Mercosul, a África e o Oriente Médio.

Referências 

Acesso em 24 de setembro de 2014 <http://bricspolicycenter.org/homolog/uploads/trabalhos/5971/doc/852260003.pdf>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com