TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        OBJETIVO DO TRABALHO        

1.2        APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        ANÁLISE COMPARATIVA DAS EMPRESAS        

2.2        ANÁLISE INTERDISCIPLINAR        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        



  1. INTRODUÇÃO
  1. OBJETIVO DO TRABALHO

Trabalho elaborado com o objetivo de aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre, analisando as práticas de Gestão de Pessoas nas organizações entrevistadas. Possuindo as mesmas, diferentes segmentos no mercado em que atuam para sugerirmos intervenções em seus modelos de gestão.

  1. APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS

As organizações pesquisadas foram:

  1. BM Supermercados, localizada no município de Governador Valadares-MG, atuando no ramo supermercadista varejista, contando atualmente com um quadro de 700 funcionários divididos em suas quatro lojas. Possui setor de contabilidade e o de Recursos Humanos com três profissionais com formação em psicologia e a gestora é pós-graduada e Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional.

  1. Unimed GV, localizada no município de Governador Valadares-MG, atuando no ramo de prestação de serviços de saúde, contando atualmente com um quadro de 295 funcionários distribuídos nos setores: Administrativo, Pronto Atendimento Adulto, Pronto Atendimento Infantil e Casa Unimed. Possui um departamento de Recursos Humanos bem estruturado, composto por cinco profissionais. Sendo a gestora graduada e pós-graduada em psicologia.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ANÁLISE COMPARATIVA DAS EMPRESAS

Ao pesquisarmos empresas de segmentos diferentes, sendo uma comercial e outra de prestação de serviços, encontramos dados interessantes em termos de proporcionalidade e estrutura organizacional. Interessante destacar que tanto o produto, quanto o serviço dessas empresas referem-se às necessidades básicas do ser humano que estão interligadas: Alimento e saúde.

De um lado conhecemos uma empresa prestadora de serviços na área da saúde, cujo produto comercializado é um plano de saúde nas modalidades pessoa física e empresarial. Esta empresa é filiada à Unimed Brasil, mas possui administração e estrutura organizacional própria. Conta com cerca de 300 colaboradores, um departamento de Recursos Humanos bem estruturado com equipe de cinco profissionais, e oferece uma lista considerável de benefícios aos funcionários que atuam na sede administrativa, no pronto-atendimento, na casa Unimed e no pronto-atendimento infantil. Um hospital deverá ser aberto dentro de três anos.

Por outro lado encontramos uma rede de supermercados, atualmente com quatro lojas em bairros diferentes, que empregam 700 colaboradores, tem um departamento de recursos humanos com equipe reduzida a três profissionais e benefícios limitados a dois itens.

  1. ANÁLISE INTERDISCIPLINAR

De acordo com análise das informações obtidas nas duas empresas em relação às disciplinas estudadas no semestre, comparamos:

  1. Recrutamento, Seleção e Remuneração: Considerando a diferença de segmentos e porte das empresas pesquisadas, observamos que en ambas o processo é feíto por psicólogas, com preferencia pelo recrutamento interno. No recrutamento externo a Unimed GV faz a captação de candidatos via site da empresa e com publicação no jornal Diário do Rio Doce (único jornal da cidade com circulação diária). Já os Supermercados BM fazem a captação de currículos nas lojas da rede, utilizando também o jornal Diário do Rio Doce para a divulgação de vagas que surgem quando há promoções e/ou demissões. As etapas seguidas no processo de seleção diferem en alguns pontos, tendo en vista as peculiaridades dos segmentos. Para trabalhar na empresa de prestação de serviços de saúde, o candidato passa pela análise de currículo, entrevista coletiva com dinámicas e a presença do gestor da área solicitante, teste psicológico, entrevista individual e, en casos específicos são submetidos a teste prático. Já nos supermercados, além da análise de currículo, entrevista, teste psicológico e teste prático, os candidatos à uma vaga são submetidos a provas situacionais. A Unimed GV avalia o proceso levando en conta as diversas habilidades, formação e conhecimento dos candidatos comparados ao perfil do cargo. Já o BM Supermercados avalia os resultados do processo através de gráficos mensais que apontam os percentuais de aproveitamento e não aproveitamento dos candidatos avaliados.

  1. Remuneração e Benefícios: As empresas pesquisadas diferem muito no quesito beneficios. Enquanto a rede supermercadista oferece apenas café da manhã e da tarde e um plano de saúde aos seus colaboradores, a prestadora de serviços de saúde dispõe de diversos beneficios, tais como: Plano de saúde com 90% de descontó para os filhos menores de  21 anos (até 24, se estudantes) e desconto de 15% para os país dos funcionarios; O descontó do Vale-Transporte é de apenas 1%; Ticket alimentação; Programa de Participação por Resultados-PPR; folga no aniversario; seguro de vida; ginástica laboral; anuênio; auxílio creche e antecipação da 1ª parcela do 13º salário no mês de junho, entre outros,  Quanto ao Plano de Cargos e Salários – PCS, já formalizado na Unimed GV é definido pela gestora de rh como possibilidade de crescimento profissional e incentivo à busca de novos conhecimentos. Nos Supermercados BM ainda não foi implantado o PCS, o que está previsto para o próximo ano, Essa rede realiza pesquisa salarial dentro do próprio segmento buscando equiparar so salarios da empresa com os do mercado. A satisfação dos funcionarios quanto à remuneração e beneficios é mensurado através de pesquisa de satisfação realizada semestralmente e nas entrevistas de desligamentos. Já a Unimed GV busca a equiparação dos salarios com base nas pesquisas feitas pela Unimed federação e Unimed  do Brasil e afere o nível de satisfação dos colaboradores através de uma pesquisa de clima organizacional aplicada regularmente. Com 71 cargos a Unimed GV possui a descrição dos mesmos constando nome, função ,setor, atribuições e responsabilidades, assim como a descrição detalhada dos requisitos exigidos. Com 700 funcionários a rede supermercadista conta com apenas 28 cargos e estes são descritos com todos os ítens necessários. A regra utilizada en ambas as empresas para concessão de aumento salarial é a avaliação de desempenho, sendo que na Unimed GV existem ainda  decisões estratégicas da gerencia e da diretoria e no BM Supermercados planeja-se, após ser implantado o PCS, utilizar a regra da meritocracia.
  1. Auditoria em Recursos Humanos: As organizações pesquisadas não possuem certificação e a gestão é avaliada pelo Rh da Unimed GV pelos pontos positivos e negativos apontados na pesquisa de clima organizacional. A gestora de Rh do BM Supermercados avalia como boa a atual gestão e acredita que após a implantação do PCS ganhará nível de excelência. Os resultados e indicadores de desempenho são monitorados por sistema interno nas duas empresas pelos gestores de rh e acompanhamento dos diretores. Quanto à capacitação para o desempenho das funções, as empresas pesquisadas manem um programa de treinamentos internos e externos, sendo que na rede supermercadista o colaborador é avaliado após o treinamento e se o resultado for aquém do esperado, receberá acompanhamento mais intenso. Para reverter situações de insatisfação dos seus clientes a Unimed GV conta com uma Ouvidoria, enquanto os Supermercados BM o fazem através dos gerentes de loja.
  1. Legislação e Práticas Trabalhistas: As empresas pesquisadas trabalham com empregados pelo regime da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, sendo que a Unimed GV contrata também estagiários através do CIEEMG – Centro Integração Empresa-Escola de Minas Gerais. Devido ao número de empregados ambas se enquadram na Lei nº 8.213/91 (conhecida como a Lei de Cotas) que prevê a inclusão de pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), a Unimed GV com uma cota de 3% e a rede supermercadista com 4% de vagas destinadas a esse público. Nenhuma das empresas pesquisadas já fez demissões por justa causa e em ambas a folha de pagamento é feita na própria empresa por profissional habilitado e conhecedor dos cálculos dos proventos e descontos, as dúvidas dos funcionários são esclarecidas no departamento de pessoal.

  1. CONCLUSÃO

                           O planejamento das ações de Recrutamento e Seleção é fundamental para a efetividade do processo, nos norteando para melhor direcionar as atividades desenvolvidas. Segundo Pontes (2004, p.68) as bases para a previsão de pessoal começa com o Plano Organizacional que inclui planos e orçamentos das unidades. Considerando que a Unimed GV planeja abrir a unidade hospital dentro de três anos, a nossa intervenção para essa empresa é que seja feito um estudo sobre os benefícios atuais com vistas ao planejamento de aumento de pessoal a ser contratado para o hospital. Objetivo: evitar o impacto negativo do corte de benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (387.7 Kb)   docx (234.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com