TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO IMAGEM PESSOAL

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Produção textual de grupos de pesquisa em Imagem Pessoal, com discussão sobre aparência das profissionais da área da estética e em geral.

 INSATISFAÇÃO CORPORAL EM ADULTOS

Cely Martins Ortega Narciso

Daniela Siara Cabral

Francyelle Silva Belém

Luana dos Anjos Costa

Apresentação ao Curso Superior de

Tecnologia em Embelezamento e Imagem Pessoal da

Universidade Norte do Paraná_EAD.

Tutor de sala: Tiago Adelar Schneider

1-Introdução

A valorização da imagem pessoal se faz muito presente em nossas relações pessoais e profissionais, perante isso, temos que ter alguns cuidados necessários para que possamos passar para a sociedade a imagem correta de quem somos e do que pretendemos alcançar.

Uns desses aspectos que marcaram a história, foram as mudanças no corpo e no comportamento das mulheres que começaram fazer a diferença pelos meados do século XX quando a sensualidade e o feminismo entram em cena.

A preocupação com a beleza e a imagem pessoal passada pela sociedade em cada período da história tem sido muito marcante até hoje. A diferença é que antes eram imposto limites entre mulheres e homens, cada qual tinha seu corpo natural e ousavam apenas em roupas da época, maquiagens e acessórios, já atualmente, as pessoas querem cada vez mais ultrapassar os limites de seus corpos com musculação, cirurgias plásticas, anabolizantes e dietas.

Outro fator de grande mudança é a igualdade de gênero ou de mudanças de gêneros que ficou sujeita a escolha espontânea de cada indivíduo, seu estilo de vida é totalmente livre desde que haja sempre com respeito ao próximo e ética.

Nesse estudo fomos entrevistar profissionais de salões de beleza e spars para termos uma maior compreensão de como cada uma se sente com a saúde e estética do corpo e da mente como um todo.

Logo veremos também outros conceitos internos, onde a imagem pessoal não está a vista de todos, mas em  valores que cada mulher traz consigo.

Como já sabemos, a imagem pessoal bem construída tem o poder de abrir muitas portas, basta se encaixar no âmbito em que a pessoa se encontra.

Nesta coleta de dados, utilizamos um questionário semiestruturado sobre a Auto Imagem e desenvolvemos como diálogo principal a satisfação com auto imagem, os desejos de mudanças e as práticas de cuidado que cada profissional tem consigo mesmo.

Compreenderemos melhor a tese no estudo a seguir.

2-Discussão

A pesquisa foi realizada em 6 salões de beleza com 14 profissionais da área entre 20 e 40 anos. Na grande maioria se mostram seguras com sua beleza atual, porém ainda não estão totalmente satisfeitas, estão constantemente monitorando o ganho de peso.

Essa é a crítica mais aguda, 50% das entrevistadas se jugam gordas ou com gorduras indesejadas, e destacam que o rosto é a parte que mais gostam.

Em seguida com 21,44% reclamam dos seios que ou são pequenos ou são grandes demais, e apreciam o bumbum como melhor parte do corpo.

Logo com 14,29% os cabelos ficam como defeito e entra em ação o sorriso para melhorar a imagem.

Por último e empatados com 7,15% estão a insatisfação com a flacidez da pele e algum fator no rosto, sejam rugas, sinais de expressão, nariz ou boca, porém ressaltam que adoram suas pernas e abdomem.

Abaixo o gráfico com os índices:

[pic 2]

Apesar de todas as entrevistadas alegarem possuir características ruins, boa parte não sente que estão sendo menosprezadas ou rejeitadas pelas pela sociedade em geral, mas há sempre exceções de pessoas que conseguem fazer comentários maldosos anônimos como acontece muito em redes sociais pela internet, que causam muita frustração e tristeza.

As entrevistadas deixam claro que, querem sempre melhorar a imagem com exercícios medianos, alimentação saudável e em alguns casos pretendem fazer cirurgia plástica de correção ou modeladora.

Geralmente esses procedimentos cirúrgicos custam caro e levam um determinado tempo de tratamento e recuperação, no entanto, quando processos não invasivos e mais simples de beleza podem ser feitos com um custo bem menor e segurança, é maravilhoso.

Se mantêm belas e seguras para conquistar o sucesso no âmbito profissional e pessoal, com a oportunidade de demostrar ainda a qualidade de seus diversos serviços.

Muitas vezes esse “bonito” é expressado nas propagandas, novelas, revistas, sites e blogs, por cabelos impecáveis, roupas da última coleção da moda e corpos remodelados e definidos, visando pela indústria, um consumismo excessivo e tais padrões geram um nível de insatisfação altíssimo nas pessoas, abalando a autoestima e o psicológico.

Por que aquela figura televisiva nem sempre é alcançável, ou possui muitos recursos que você nunca possuirá, e na maioria das vezes é uma farsa capitalista, aquela figura não é daquele jeito “perfeita” por trás das câmeras e dos photochops , ela também tem defeitos.

Contudo, podemos destacar que as profissionais com maior estudo acadêmico sabem explorar melhor seu tipo físico, formato de rosto, tonalidade de pele e de cabelo, e ousam em truques visuais para esconder as imperfeiçoes e mostrar o que tem de mais bonito e, se tornando assim mais felizes e satisfeitas com sua imagem.

Já que a Imagem pessoal não consiste somente na aparência muitas pretendem também fazer mais cursos de aperfeiçoamento, concluir uma faculdade e ter mais conhecimento na área de atuação e também no modo de tratar suas clientes.

As profissionais mais experientes na área frisam que:“as clientes querem mais que um rostinho bonito, elas buscam inovação e competência”, já outras dizem: “me sinto o espelho das minhas clientes, tenho que estar sempre linda”.

Este gráfico reflete as cirurgias plásticas mais desejadas entre as entrevistadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (247.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com