TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de Produção Industrial - GPI

Por:   •  26/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.116 Palavras (17 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

_______________________________________________________________________________________________

Trabalho 1 para compor 20% da nota da Prova P1 – deve ser entregue no dia da prova P1- Observação; é individual e deve ser feito manuscrito, não será aceito digitado.

Tecnologia de Produção Industrial - GPI

Aluno:  ______________________________________________________________

Matrícula: ______________

  1. Dentro do cenário histórico apresentado, descreva as principais características da produção Artesanal cite um exemplo desta produção. 6-7-8-9-10.

R: A Produção artesanal era dominante no período pré revolução industrial (1758), estando fortemente presente até a época da produção em massa fordista (1912)

Ainda hoje alguns setores conservam características da produção artesanal.

Suas principais características eram: Trabalhadores qualificados, dominando todas as etapas da produção, Ferramentas simples e de uso geral, os produtos não tinham padronização, componentes imperfeitos com muitas variações dimensionais e contato direto com o cliente. Um exemplo de produção artesanal era Bijuterias e Peças de madeiras.

  1. Considerando Frederick W. Taylor o pai da Administração Científica, pede-se descrever qual foi a sua contribuição na engenharia e seu principal trabalho que o tornou conhecido na industrial onde trabalhava? 11-12-13-14-15.

R: Taylor buscou métodos científicos para estabelecer padrões claros e objetivos para o trabalho, além de eliminar desperdício e as perdas e elevar a produtividade, estudo de tempos e movimentos e investigações sobre o uso da Pá.

  1. Nas atividades da Engenharia, Ela Lilian, Ele Frank. Pede-se descrever no que o casal Gilbreth contribuíram no princípio da engenharia científica com seus trabalhos e qual o fato que os tornaram conhecido, e é utilizado atualmente na engenharia de produção? 16-17-18-19-20.

R: Usaram a formação complementar para compreender o fator humano, bem como materiais, ferramentas e equipamentos, contribuíram com o estudo de movimentos e micromovimentos, gráfico de fluxo do processo, estudos sobre monotonia, fadiga e transferência de habilidade entre os profissionais, o estudo clássico foi assentamento de tijolos. 

  1. Na evolução da histórica da Produção no início do século XX, pede-se descrever quais foram as coparticipações de Henry Ford, Henry Gantt e quais contribuições permanecem ainda atualmente neste segmento da engenharia? 21-22-23-24-25.

R: Henry Ford introduz a linha de montagem em movimento (1912), Henry Gantt -a sequência de produção e a remuneração semanal. Contribuições que permanecem até hoje: Linha de montagem, estudos da produção sequencial, preocupações com a ergonomia (bancadas), preocupações para com a remuneração pela produção (variável, fixa, mista), preocupações como homem -Charles Chaplin.

  1. No cenário apresentado por Ludwig Bertalanffy quanto a criação da teoria geral dos Sistemas, pede-se descrever o que é, e onde se aplica este conceito dentro da gestão da produção? 26-27-28-29-30.

R: É um conjunto de elementos estruturados, organizados, interdependentes e integrados que se interagem de modo a atingir o desenvolvimento de atividades, para um determinado fim. Se aplica em aplicativos, sistema operacional, drivers e hardware.

  1. Segundo os princípios e sistemas da produção, pede-se descrever quais os principais fatores que diferenciam sistemas abertos e sistemas fechados, cite um exemplo para certificar seu conhecimento. 31-32-33-34-35.

R: SISTEMA FECHADO: Não interage com o ambiente, não tem capacidade de crescimento, o seu estado atual e futuro ou final será sempre o seu estado original ou inicial, não é sua contingência competir com outros sistemas. EX. Garrafa de refrigerante fechada.

SISTEMA ABERTO: Está em constante interação com o ambiente, tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente O seu estado atual e futuro não é necessariamente condicionado por seu estado original ou inicial, é sua contingência competir com outros sistemas. EX. Garrafa Aberta.

  1. Quais os são os estudos sistemáticos aplicado a sistemas quanto as suas classificações; quanto as indústrias de transformação, quanto a tecnologia, e quanto às dimensões dos produtos. 36-37-38-39-40.

R: Quanto as indústrias de transformação: De processamento e de montagem.

Quanto a Tecnologia: Habilidade Manual, Operações de Maquinas, Produção em massa e linha de montagem, Processos contínuos etc...

Quanto às dimensões dos produtos: Indústria leve e indústria pesada.

  1. Na definição de sistemas de produção, o que diferencia oficinas abertas, oficina fechadas, serviço de massa e produção em série. 41-42-43-44-45.

R: Oficina Aberta: Produz Bens Tangíveis Personalizados de pouca complexidade.

Oficina Fechada: Produz Bens Tangíveis padronizadas com reduzida escala de volume.

Serviço de massa: Produz bens intangíveis padronizados sem customização das necessidades individuais dos clientes.

Produção em série: Produz bens tangíveis padronizados, com grande escala de volume.

  1. Segundo os sistemas produtivos, quais as diferenças entre processadores de materiais, processadores de informações e processadores de consumidores, cite um exemplo de cada empresa dentro dessa classificação. 46-47-48-49-50.

R: Processadores de Materiais: Indústria, mineração, agropecuário, armazéns, lojas comerciais.

Processadores de informações: Bancos, contadores, biblioteca, telecomunicações, universidade, imprensa e consultoria.

Processadores de consumidores: Escolas, teatros, hotéis, táxis, cabeleireiros, hospitais e clinicas.

  1. No sistema de produção classificamos como unidade produtiva três pilares fundamentais para constituir uma empresa, sendo eles; entrada, transformação e saídas. Pede-se descrever as variáveis do sistema de produção suas características mais relevantes. 51-52-53-54-55.

R: Entrada: Tecnologia ou conhecimento, equipamentos, materiais e recursos financeiros.

Transformação: Planejamento de produto, administração de materiais, produção, marketing e treinamento de mão e obra.

Saída: Produto ou serviço, resultados, lucro ou prejuízo.

  1. Descreva no estudo do sistema de produção contínua e em massa as suas principais características, e qual a chave para este sistema de produção em massa.  56-57-58-59-60.

R: Grandes volumes e pouca variedade, aplicada em sequência linear, Produtos padronizados, não é flexível, as etapas de produção fluem numa sequência prevista de um posto de trabalho para outro, as etapas são balanceadas para que as atividades mais lentas não prejudiquem a velocidade do processo. São mais eficientes. A completa e consistente intercambiabilidade das peças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (77.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com