TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia de segurança publica

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Tecnologias aplicadas à Segurança Pública

Curso:

Professor:

Nome do aluno: Adair Brites Fraga

Data: 03/05/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

Assista aos seguintes vídeos sobre sistemas de monitoramento:

Smarter Talks: Segurança Pública. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=eMipfJcYSk0 

Direito à Privacidade. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=utI9BaQcD-A

Privacidade. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=nD2j0k9pgdw 

De acordo com os vídeos indicados, podemos constatar vários pontos relacionados à aplicação de tecnologias na segurança pública na constituição das novas sociedades. Dentre eles, destacaremos dois: a enxurrada de dados produzidos diuturnamente, seja através dos sistemas voltados para este fim, como as câmeras de videomonitoramento, seja através da produção natural das pessoas na rede, como nas redes sociais e nos smartphones. O segundo aspecto é justamente a possibilidade de utilizarmos estes dados nas aplicações de prevenção e reação à quebra da ordem pública. Hoje, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's), consegue-se realizar análises complexas de atuação criminosa através de dados abertos coletados por estes sistemas.

Também existem sistemas com tecnologia de ponta, capazes de identificar tendências nestas redes sociais, além de prever eventos ou mensurar seu tamanho.

Apesar dos conceitos de privacidade terem começado apenas no século XVII juntamente com o aparecimento das construções com quartos privados, uma das condições para a existência da segurança pública é a necessidade de dispor desta privacidade garantida constitucionalmente em prol da fiscalização contínua do cidadão pelo Estado. Vemos isto nas revistas pessoais realizadas por agentes de Segurança Pública e também nos sistemas de videomonitoramento de logradouros públicos.

Hoje se observa que cada vez mais o cidadão é controlado tanto que as empresas privadas também passaram a exercer este controle, como, por exemplo, as empresas de cartão de crédito, que analisam constantemente o tipo de produto adquirido pelos seus associados na busca de qualquer indício de fraude.

Em contrapartida, os cidadãos têm apresentado uma tendência natural de cada vez mais expor sua vida nas redes online. Os aplicativos sociais na internet tem se multiplicado a uma velocidade espantosa permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar a rotina e a localização geográfica dos seus "amigos" através destes sistemas.

A partir destas provocações e do conteúdo dos vídeos assistidos, elabore um texto de 10 a 15 linhas posicionando-se sobre a necessidade ou não da privacidade para garantia do Estado Democrático de Direito e de como ela influi na capacidade de produção de Segurança Pública. (2,5 pontos)

O uso de tecnologias associadas à segurança pública como forma de prevenção e monitoramento de crimes e violência teve grande expansão nos últimos anos, a destacar a utilização de câmeras de vídeo no espaço público. A qualificação deste instrumento deve considerar outras dinâmicas, como ocorrências de trânsito, auxiliando na remoção de vítimas nas vias, verificação do estado de equipamentos públicos, estudos de fluxos de pedestre, entre outros. Ainda que se reservem algumas dúvidas quanto ao grau de efetividade destes instrumentos como forma de prevenir/diminuir situações de crimes e violência, é necessário considerar que o vídeo monitoramento urbano já é uma realidade em muitos municípios e também no mundo. Nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, o crime diminuiu em 75% nos últimos anos, e em Memphis o crime diminuiu em torno de 26%, graças ao uso efetivo da análise de dados e de ferramentas tecnológica. Esse tipo de ferramenta tecnológica demonstra grande utilidade na segurança pública, prevenindo e inibindo futuras ações criminosas. O uso desta tecnologia não fere o artigo 5 da constituição, pois ele visa a prevenção do crime ou ainda outras circunstâncias que acontecem no trânsito. Ao contrário das redes sociais, pois o risco da auto exposição  é muito grande, onde as pessoas não sabem utilizar tais ferramentas postando banalidade e outras informações pessoais. Isso dá subsídios á pessoas com perfil falso esperando por informações de grande valia com o objetivo de usá-las para fins ilícitos.

Questão 2:

De acordo com as informações constantes no material didático, a partir do século XVII houve o processo de institucionalização das corporações de Segurança Pública. A profissionalização da atividade foi acompanhada de perto do incremento da tecnologia envolvida.

Após a leitura dos artigos "Segurança Pública e sua Historicidade", disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos3/seguranza-publica-historicidade/seguranza-publica-historicidade.shtml , e "Teoria das Janelas Quebradas - A Desordem e a Criminalidade" disponível em: http://www.jefersonbotelho.com.br/teoria-das-janelas-quebradas-a-desordem-e-a-criminalidade/ , e também com base em seu material didático, comente em pelo menos 10 linhas como as tecnologias recentes interferem diretamente na capacidade de geração de Segurança Pública de forma alinhada com os novos modelos humanizados de policiamento, como a Teoria das Janelas Quebradas citada nos artigos, sendo enfático nos seus prós e contras. (2,5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (380 Kb)   docx (416 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com