TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro Setor Nob/rh Suas

Trabalho Escolar: Terceiro Setor Nob/rh Suas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Claro que, formação acadêmica e experiência prévia também são importantes. Porém, ela afirma que mais importante é "o conhecimento de práticas adotadas pela iniciativa privada, para que se contribua para a profissionalização do terceiro setor".

E como deve ser o RH do terceiro setor?

O papel do RH é de assegurar que os profissionais da organização tenham consciência de suas funções e saibam que estão fazendo a diferença. Tendo em vista que essas pessoas não migraram para o terceiro setor por causa de um salário maior, as formas de reter esses profissionais giram em torno, basicamente, não de benefícios, mas de comprometimento e motivação.

A satisfação em trabalhar vem de dentro e pode ser atestada nessa declaração de Cristianne: “Me sinto muito realizada”. Para trabalhar aqui na APAE é necessário ter um perfil diferenciado. Uma pessoa competitiva e cética nunca se adaptaria. É preciso haver identificação com a causa e com o tipo de trabalho.Objetivos do Trabalho Social:

A expansão das ciências sociais e o crescente esbatimento das fronteiras já se têm, entre as áreas científicas, obrigam à redefinição do perfil do profissional de Trabalho Social. Neste sentido, importa refletir os propósitos fundamentais da intervenção do trabalho social, condicionados pelos seguintes objetivo: Facilitar a inclusão de grupos sociais excluídos, marginalizados, vulneráveis ou em risco; . Promover o bem-estar e solucionar problemas, intervindo com indivíduos, famílias, grupos e comunidades; • Desencadear dinâmicas que levem à participação das populações na defesa e dinamização de melhores condições sociais; • Trabalhar com as pessoas na formulação, implementação e defesa de políticas coerentes com os princípios éticos da profissão, • Defender com e para as pessoas, mudanças nos condicionalismos estruturais relacionados com a exclusão e marginalidade social, • Desencadear procedimentos de proteção de pessoas, que pela sua condição ou situação de risco, não estão capazes de fazê-lo por si próprias.

Os objetivo do trabalho social pretendem induzir mudanças positivas no funcionamento psicológico e social dos indivíduos, nas suas famílias, grupos e ambientes de forma a diminuir as vulnerabilidades existentes e a providenciar oportunidades para a existência de uma vida social mais satisfatória. A sua intervenção, como defende Solomon (1976), baseia-se “[n]um processo no qual as pessoas que pertencem a uma categoria social estigmatizada […] podem ser ajudadas a desenvolver e promover as suas capacidades/habilidades no exercício de influências interpessoais e na performance (desempenho) de papeis sociais apreciados”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com