TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância Nos Setores De RH

Trabalho Escolar: Relevância Nos Setores De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Relevância do Planejamento dos Processos de RH.

Eleger pessoas e delegar funções parece ser uma atividade fácil, mas não é. O GP muitas vezes precisa concorrer seu pessoal em diversos projetos, ou alocá-los de acordo com os recursos financeiros disponibilizados, dificultando a atividade como um todo.

O projeto é como um banquinho de três pernas. Essas pernas respectivamente representam o custo, o prazo e a qualidade. Para cada uma destas, o envolvimento de recursos humanos muda drasticamente, pois o GP precisa alocar recursos de acordo com a disponibilidade oferecida e com habilidades desenvolvidas que caibam dentro do orçamento. Dessa forma, às vezes é preciso fazer manobras e utilizar de recursos com habilidades distintas das previstas, provendo treinamentos e alinhamentos, tendo que "matemágicamente" chegar ao resultado desejado, para sempre manter o banquinho em pé e equilibrado.

DESENVOLVIMENTO

Recrutamento, Seleção e Remuneração

O Sucesso de uma empresa esta ligado na comunicação entre seus funcionários e clientes.

Salão de beleza família bertocci necessita de novos funcionários para os cargos de caixa e novos cabeleireiros, para atrair e localizar o maior número possível de candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar os cargos vagos na organização. Objetiva disponibilizar, para seleção, um número adequado de candidatos aptos, em tempo hábil com baixo custo.

Com relação às fontes de recrutamento, podemos dividi-lo em duas grandes fontes, recrutamento interno e recrutamento externo.

Recrutamento Interno são aqueles realizados utilizando mão de obra de profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

Recrutamento Externo exige que sejam recrutados externamente e selecionados para preencher as vagas e oportunidades.

Existem diversas técnicas de recrutamentoexterno e elas devem ser conhecidas e utilizadas de maneiras apropriadas, como anúncios em jornais, (se for o caso de cargos mais específicos, pode ser mais interessante o anúncio em uma revista especializada do que em um jornal local), indicações de candidatos pelos colaboradores da empresa ( por ter baixo custo, resposta direta dessas pessoas e gerar um clima maior de confiança dentra da empresa, os colaboradores que indicam profissionais sejam eles parentes, amigos ou conhecidos, em geral tem um compromisso muito grande ao fazê-lo, sendo cauteloso e criterioso).

Para a seleção dos cargos o objetivo da empresa é contratar o candidato que se adeque melhor às necessidades da vaga disponível, a pessoa com maiores chances de um sucesso profissional e que possa contribuir de maneira sinérgica com os objetivos da organização. Depois de identificar um grupo limitado de candidatos, o próximo passo consiste na seleção dos mais qualificados para os cargos, avalia-se as competências e qualificações dos candidatos e sua adequação ás exigências dos cargos.

Para auxiliar os administradores no processo de seleção vários mecanismos e instrumentos podem ser utilizados para avaliar as qualificações dos candidatos.

Formulários de emprego: Permite que se conheça melhor os candidatos;

Testes: Conjunto de exercícios propostas as candidatos para avaliar diversas aptidões consideradas relevantes para o exercício das determinadas funções.

Entrevistas: Formato tradicional, no qual o candidato é entrevistado individualmente por um responsável da organização.

Algumas perguntas podem ser acrescentada na hora das entrevistas como:

1.Qual sua pretensão salarial?

2.Você trouxe um currículo?

3.Você se mantem atualizado na sua área de atuação?

4.Por que deveríamos contratá-lo?

5.O que o motiva no trabalho?

6.Qual é o seu potencial detrabalho?

É necessário conhecer melhor cada candidato, por isso a necessidade de fazer varias perguntas, para saber o histórico do ultimo emprego, ver suas qualificações entre outras coisas importantes.

Para obter uma boa entrevista o responsável pela a mesma necessita ter um raciocínio rápido, possuir uma boa cultura geral, e uma percepção aguçada sobre o comportamento humano.

Política de Cargos e salários:

Para os cargos de caixa e novos cabeleireiros;

A administração de cargos e salários será feita considerando:

- A relatividade interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.

- A situação do mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes.

- O equilíbrio orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa e seus resultados.

Descrição dos cargos - Caixa

Abre o caixa e recebe o troco do início do dia das mãos do gerente,

Recebe a comanda, insere as informações no sistema, informa o valor aos clientes, executa o fechamento do caixa, executa o pagamento e vales dos funcionários, executa os pagamentos das contas.

Cabeleireiro: realiza procedimentos indicados na comanda passado pelo auxiliar, passa para o responsável por compras os produtos que estão acabando no estoque.

Inventário das funções

|Nome do Funcionário: Maria Carla |Depto: |

|Cargo: caixa |T. de cargo: |Data: |

|O que faço: |Como faço: |Porque faço: |

||

|Nome do funcionário: Ana Paula |Depto: |

|Cargo: cabeleireiro |T. no cargo: |Porque faço: |

|O que faço: |Como faço: |Porque faço: |

Após realizar o recrutamento, vem as rotinas para admissão dos candidatos. A lista de documentos que serão solicitados:

>Fotos 3x4, livro ou ficha de registro, carteira profissional, ficha de solicitação de emprego ou curriculum, contrato de trabalho individual, cópia de RG, CPF, reservista, certidão de nascimento, comprovante de residência, ...

Além da necessidade de todos os documentos solicitados ao candidato, é de suma importância o guia de exame admissional e o contrato de trabalho que é o ajuste de vontades pelo qual uma pessoa física (empregado) se compromete a prestar pessoalmente serviços não eventuais subordinados a outrem (empregador), mediante o recebimento de salário.

Plano de auditoria anual

O Presente plano de auditoria, exercício de 2013, tem por finalidade a realização de auditoria de caráter preventivo e consultivo no plano de manejo da organização (SALÃO DE BELEZA DA FAMILIA BERTOCCI).

Entidade: Salão de Beleza da Família Bertocci

Data da Auditoria: 10/05/2013

Equipe de Auditores: um auditor coordenador, auditores técnicos e peritos técnicos, e observadores.

CONCLUSÃO

A importância do setor de RH dentro de uma organização é de fundamental importância devido à tarefa que a ele é atribuída de administrar, planejar, recrutar, e selecionar a gestão de pessoas da empresa.

Não éde total responsabilidade do setor de recursos humanos fazer um bom planejamento dos recursos necessários para as exigências operacionais da organização, mas sim em conjunto com os chefes de linha.

Com os resultados obtidos do planejamento, elabora a etapa de recrutamento com publicações em jornais, revistas, rádios, panfletos, comunicados, ,etc., com os requisitos mínimos exigidos para cada cargo a ser ocupado.

Este processo de recrutamento tem como finalidade de atrair os candidatos para um programa seletivo, tais como entrevista, questionários, simulados, etc; que tem como principal objetivo selecionar dentre os melhores para fazer parte da organização e ocupar o cargo a que lhe é atribuído.

Bibliografia

- AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS

Rinaldo José Barbosa Lima

-RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Sara Maria de Melo Elgenneni

-www.insa.pt/auditoriapdf

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »