TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE UNIDERP

Centro de Educação a Distância: Polo IV de Campinas

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

KATHELEN TAIANE DE OLIVEIRA SOARES BATISTA – RA: 47819365902

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER III)

Campinas/SP

Maio/2018


KATHELEN TAIANE DE OLIVEIRA SOARES BATISTA – RA: 47819365902

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER III)

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Tutor a Distância: Diego Vaz.

Campinas/SP

Maio/2018

resumo

O contexto atual demanda novos recursos e novas práticas das organizações, apresentando novos desafios e exigências, para continuar produzindo com qualidade e garantindo lucratividade. Exige também, que as diferentes empresas conheçam o que dispõe, em seu ambiente interno e externo, recursos e possibilidades, para garantir sua competitividade e sucesso. Para isso, uma ferramenta importante é a chamada Análise Swot, que visa analisar detalhadamente tais aspectos, pontuando seus pontos fortes e fracos. Ainda mais, com o conhecimento obtido por meio dessa análise, integra a discussão de como ela se insere no paradigma atual, o da questão socioambiental. Que envolve o compromisso social e ambiental da empresa com a sociedade e seus colaboradores. É diante dessas questões, que o presente trabalho, objetivou analisar uma Micro- Empresa chamada Pedreira Ararújo – São Carlos, do ramo de produção de pedras artesanais. A preocupação estava em como essa organização se situa no contexto atual. Para isso, utilizou-se da ferramenta de Análise SWOT e, discutiu-se como se configura a questão socioambiental. Em seguida, a partir dos dados coletados, pretendeu-se sugerir melhorias e/ou implementações para empresa, no sentido da mesma, poder se qualificar por meio do conhecimento dos recursos que dispõe e, continuar em sua produtividade e sucesso.

Palavras Chave: Empresa. Questão Socioambiental. Pedras. Análise Swot.


SUMÁRIO

RESUMO        3

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH        6

2.1.        BREVE HISTÓRICO - RH        6

2.3.        ENTREVISTA COM O GESTOR        7

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9



  1. INTRODUÇÃO

As constantes mudanças no cenário econômico, ambiental e social no contexto atual, geram impactos no funcionamento e organização de diferentes empresas. As quais, se vêem diante de situações e novos desafios, que exigem adaptação e alterações em seu modo de organizar-se, para sua sobrevivência e garantia da competitividade.Nesse sentido, conforme apontam Pereira e Fonseca (1997) “saber mudar é essencial para crescer e garantir o sucesso”.

Dentre as mudanças presente no contexto organizacional, Wood Jr. (1995) sinaliza precisamente quais são essas mudanças, como “consumidores mais exigentes, novos competidores, redução forçada do ciclo de vida dos produtos, novo perfil da força de trabalho e muitos outros fatores vieram atormentar a vida já não tão tranqüila dos dinossauros organizacionais”.

Ainda sobre os impactos citados acima, pode-se listar a exigência de diminuição de custos e melhores resultados, assim como, cada vez mais o foco na qualidade, produtividade e excelência. Portanto, é importante para as empresas ter conhecimento e considerar os fatores internos e externos, por poderem afetar de forma positiva ou negativa em seus lucros e investimentos.

Para isso, são produzidas diversas ferramentas que auxiliam as empresas nesse processo de mudanças organizacionais, disponibilizando acesso a informações sobre os impactos das mudanças econômico-sociais. Desse modo, as contribuições dessas ferramentas estão principalmente no sentido de evidenciar as operações adotadas para garantia da produtividade e excelência (MATTOS, 2002).

Portanto, uma importante ferramenta é a Análise SWOT, utilizada para analisar o ambiente em que a empresa está inserida, sendo uma complementação para o seu planejamento estratégico. Podendo com este recurso, adquirir as informações que possibilitam realizar uma compreensão mais detalhada de como a questão ambiental se situa.

Portanto, diante desse contexto de mudanças e, considerando a importância de ferramentas na dinâmica organizacional, o presente trabalho busca analisar uma organização em relação ao seu ambiente interno e externo, utilizando da análise SWOT, assim como, realizar uma investigação da gestão socioambiental da mesma.

  1. RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH

  1. BREVE HISTÓRICO

                 

                  O setor de recursos humanos, segundo Fischer (1998), iniciou nos Estados Unidos em 1980, a partir da necessidade de gerenciar os custos relacionados com a mão-de-obra. A partir disso, o RH passou por transformações e, conforme Sammartino (2002), a década de 80 marca p inicio da formação do pensamento estratégico em RH e a década de 90 caracteriza-se pelas mudanças no contexto político, econômico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com