TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BELO HORIZONTE

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas: Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional

                                           Belo Horizonte - 15/04/2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDADE 2 -BH

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

    Desafio Profissional

Alunas:

Flavia de Oliveira Silva Rocha Ra: 1299110667

Grasielli

Ludmila

Marcela Alves da Conceição Ra: 2861108214

Marisa Aparecida Rocha Ra: 2816803406

Polliana

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO................................................................................................ 0 4

2 GRAVADORA PLAYMUSIC X ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.........05

2.1 PROPOSTAS E NEGOCIAÇÕES..........................................................................06

2.2 FEEDBACK DOS OPONENTES............................................................................07

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS…....................................................................................08

4 REFERÊNCIAS...........................................................................................09

Introdução

 

O processo de negociação faz parte do nosso cotidiano. Em todo momento nos encontramos em meio a esse processo, seja no trabalho, em casa e até mesmo em um encontro casual entre amigos. A negociação é a arte da comunicação, persuasão, ética, e de acordo com Cohen (1980) é “o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”. Com base neste raciocínio, fica claro que o comportamento pessoal diante de uma negociação afeta diretamente no resultado da mesma.

Vivemos em um contexto em que maior poder político e monetário é sinônimo de vantagem nas negociações, o que acaba gerando conflitos entre as partes interessadas devido à disparidade de poderes. Por este motivo, se faz necessário o estudo e entendimento do método sistêmico de negociação, buscando a compreensão de que toda e qualquer negociação deve terminar de maneira pacifica, como sugerido pelo método “ganha-ganha”. Segundo Scare e Martinelli (2001) a negociação deve ter como objetivo a satisfação das partes envolvidas.          

Levando em consideração as variáveis básicas existentes neste processo, o presente trabalho visa demonstrar o planejamento e construção de uma proposta de negociação entre uma conceituada gravadora musical que busca expandir seus negócios no interior do estado de São Paulo e a associação de moradores desta localidade, que, temendo pelo possível impacto negativo deste empreendimento na região, solicita à sua Prefeitura o embargo da obra. Todo o desenvolvimento deste trabalho se baseará nos estudos de Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação.

 

Gravadora PlayMusic x Associação de Moradores

   

                                      "Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia,  

                                                                                        tomou, uma decisão corajosa."  Peter Drucker

   Na cidade de São Paulo está instalada a gravadora musical PlayMusic, empresa de grande porte e bem conceituada no meio musical. É uma empresa que tem sua cultura disseminada de forma satisfatória entre seus funcionários, atua com a política de plano de carreira e valoriza os talentos que possue na organização. A diretoria da empresa, compreendendo o bom momento do mercado e vendo a possibilidade de expandir seus negócios, solicitou que uma equipe de estratégia e marketing fosse direcionada a fazer sondagens sobre um local que atendesse ás novas demandas da gravadora, tanto em âmbito comercial quanto à localização e potencial artístico. Feitas as sondagens e pesquisas, encontrou-se na cidade de Cotia, interior paulista, o local ideal, que atenderia à todas as necessidades e expectativas da gravadora. À partir deste momento, a gravadora passou a se organizar para o processo de transição, e para que tudo ocorresse da melhor forma possível, deu-se inicio a este processo internamente. Nesta nova etapa seria necessária a transferência de parte dos funcionários para a nova cidade sede. Como forma de incentivo à estes, foram propostas promoções para todos que fossem recrutados nesta nova empreitada, a fim de gerar um ambiente de satisfação e cheio de boas expectativas. Depois de tomadas todas as devidas providencias, foi feito contato com a Prefeitura e órgãos responsáveis, solicitando o pedido de liberação para a construção da nova sede. Após entrega e avaliação dos documentos por parte dos órgãos responsáveis, foi autorizado a execução do empreendimento.

Porém, após a notícia das novas instalações da gravadora na cidade, os moradores do bairro onde será a nova sede da gravadora se manifestaram contrários a obra. Os moradores se caracterizam por serem mais conservadores, acostumados com a tranqüilidade do local, e temem perder o tão prezado sossego. Através do Sr. Carlos Henrique, administrador e líder da associação de moradores, entraram em contato com a prefeitura solicitando o embargo da obra.Como as questões referentes à documentação e legislação já haviam sido deferidas pela Prefeitura, esta solicitou junto a empresa que enviassem um porta voz para negociar junto a associação de moradores. Sr. Jorge, representante da PlayMusic, estrategista de negócios, com vasta experiência em negociação de conflitos, é designado para tal tarefa, tendo o prazo de 45 dias para solução do conflito, sendo dentro de 20 dias a primeira reunião. Os funcionários aguardam apreensivos pelo resultado desta negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (120.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com