TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MAPA CONCEITUAL

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

MAPA CONCEITUAL

RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

Como Ensino/Aprendizagem é apresentado (Incluindo suas perspectivas sobre o capítulo)

Como Ensino/Aprendizagem é apresentado pela autora

Referencial Teórico

É apresentado um roteiro na qual teremos sucesso se o seguirmos.

Ele é apresentado de modo que incentive o professor a ser pesquisador e a formar pesquisadores dentro e fora do ambiente escolar.

O professor deve conhecer bem o conteúdo que vai apresentar. Dessa maneira ele consegue ser dominante e induz o aluno a ser questionador e assim interagindo e se interessando pelo conteúdo apresentado

Etapas de previsão e praticas do método de ensino

Podem-se considerar como etapa de previsão e execução do método de ensino, alem de outras, o planejamento,a pratica e avaliação.

O planejamento PE preciso conhecer o contexto ao qual o planejamento se aplica e é preciso estudar, fundamentar o planejamento. O diagnostico (o estudo de condições e circunstancias nas quais o planejamento se insere) é feito em relação ao aluno, ao conteúdo, aos estudos, ao contexto, aos objetivos. A fundamentação refere-se ao estudo, ao conhecimento do método e a motivação (ao motivo, ao incentivo, à vontade, a pertinência, as circunstancias) do seu uso.

A prática, a realização do método, inicia-se pela sua explicação, esclarecendo seu encaminhamento, para que se realizem as técnicas (procedimentos, estratégias) e atividades (ações, “exercícios”, questões) pertinentes ao conteúdo e ao contexto. As conclusões do encaminhamento metodológico do conteúdo podem incluir a síntese e a estruturação do conhecimento, podendo-se nesse, caso, utilizar esquemas com os aspectos mais pontuais, estruturantes do conteúdo.

A avaliação é feita sobre o contexto, os processos e os resultados do método, sobre a sua pratica, sobre o desempenho e a participação de professores e alunos, observando-se, sobretudo, a garantia da aprendizagem do conhecimento em seus aspectos e conceitos essenciais.

Entre os encaminhamentos possíveis do método destacando-se: apresentação do tema, realização das técnicas (ações especificas) e atividades (questões, dialogo, exercícios, trabalho de produção de textos) para fixação e verificação da aprendizagem, sendo possível também, para estruturação e a consolidação do conhecimento utilizar a síntese e a revisão do conteúdo sobre o qual foi feito o tratamento metodológico

Existem atividades que podem ser comuns, aplicáveis a diversos métodos e técnicas de ensino e aprendizagem: exercícios, conversação, argüição, aplicações do conhecimento em trabalhos individuais ou em grupo.

As previsões mais imediatas referem-se ao tempo a ser utilizado, a seqüência do programa, aos temas e conceitos essenciais a serem contemplados no encaminhamento metodológico.

Uma das articulações metodológicas substanciais do método e a que se faz (e se pretende) entre o método de ensino e o de pesquisa.

Alguns dos princípios dessa articulação orientam sua pratica: a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o conceito de professor como pesquisador e formador de pesquisadores, o ensino como a situação de estimulo a pesquisa, o ensino como orientação e estimulo a investigação, ao trabalho do aluno como pesquisador, ao uso, pelo aluno, de livros, recursos, situações didáticas, como fontes de conhecimento, a desrotinização do cotidiano de ensino e aprendizagem e o estimulo a curiosidade e ao pensamento cientifico, a superação da transmissão pela busca e construção do conhecimento. A articulação ensino- pesquisa pode estar presente em todos os métodos. Sejam grupais, sejam individualizados.

Métodos de ensino

Paginas 17 e 18

RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com