TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA RESENHA PSICOPATOLOGIA

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

PROFESSORA: CAMILA ALVES

DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA II

PSICOPATOLOGIA II

RESENHA – DEPRESSÕES E DISTIMIAS

ANA KAYLLA DE OLIVEIRA VASCONCELOS AGUIAR

MATRICULA:201502176653

FORTALEZA / 2018

RESENHA

Depressões e Distimias

A depressão é uma doença dos tempos modernos. O autor Benilton Bezerra Júnior explica que as pessoas cada vez mais se afastam do trabalho por causa da doença. Apresenta diferentes tipos de depressão, como a depressão reativa, depressão endógena, depressão secundária, a que mais se destaca é a depressão reativa, caracterizada pela a reação do indivíduo vivenciada por alguma situação de estresse, perda e frustação, como por exemplo, o falecimento de um ente querido, mudança de cidade, demissão de emprego, termino de relacionamento.  A depressão atinge grande parte da população de todas as idades e sexo, a maior parte são as mulheres, em razão de absorverem de forma mais rápida as situações difíceis da vida diária. Entretanto, o indivíduo perde interesse nele mesmo, deixa de gostar de tomar banho, de ter prazer no sexo, bem como nas demais atividades do cotidiano, ocasionando sofrimento moral, autodesvalorização, baixa autoestima, se sente fracassado.

O autor afirma que a melancolia vai além da tristeza, é um esvaziamento da própria existência e o indivíduo fica incapacitado de descrever o que se passa com ele, se acha morto e não consegue ter reação nenhuma, o está intimamente ligado com o sentimento de impotência, de inutilidade. A melancolia é um estado de tristeza que está ligada à depressão profunda e o indivíduo não consegue pensar nada sobre ele mesmo, de como está naquele momento.

Pontua que a distimia é um tipo de depressão leve e por longo tempo, só diagnosticado depois de dois anos, aos poucos o indivíduo diminui o interesse e prazer pela vida. Devido os sintomas aparecerem lentamente, como mal humor constante, pode ser confundido com traços negativos de personalidade. Contudo não existe exames para detectar a existência da depressão, apenas uma correlação do funcionamento celular, etntre o fluxo de sangue e a glicose, também a existência de uma quantidade menor da serotonina e da noradrenalina, acarretando diminuição na atividade neural causando a depressão.

A vida psíquica começa desde bebê no ventre da mãe, mesmo que inconsciente, tudo que é vivido pela mãe, passa para o psíquico da criança, dessa forma, algumas pessoas nascem com pré-disposição para determinados diagnósticos, portanto, o indivíduo é um ser subjetivo que a qualquer momento pode ser alvo do que menos espera.

O autor enfatiza o seguinte questionamento: Porque a depressão se tornou epidemia? Claro que a explicação é um resumo da forma que o ser humano vive na sociedade, sempre em busca de algo sem sentido para ele mesmo, não traça um planos e metas, não tem foco e determinação, uma hora quer uma coisa, outra hora quer outra coisa, como por exemplo, na escolha do candidato nas eleições, a mídia é que conduz o indivíduo, gerando incapacidade pessoal. Destacou também, que o psicoterapeuta Donalt Winnicolt acreditava que natureza humana tem potencial para criatividade e condições para usufrui da vida, pois todo mundo é um ser criativo, tudo aquilo que toda criança tem quando não é esmagada, tudo é uma novidade, sempre que escuta a mesma história várias vezes, escuta de maneira diferente. Infelizmente o ser humano aderi a tudo pronto que é determinado pela sociedade, por exemplo, a moda. Vivemos a uma patologia de incertezas, isso gera adoecimento psíquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com