TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem

Seminário: Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

O trabalho que abaixo segue trata de uma síntese reflexiva a cerca do texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” e o livro “As Tranças de Bintou”, trata de experimentos científicos sobre aprendizagem das crianças e a proposta de um trabalho interdisciplinar baseado nas acertivas do primeiro texto e a carga cultural do segundo.

A Educação é algo muito delicado que exige muita dedicação e constante renovação em seus moldes. O mundo muda com muito rapidamente, para formar cidadãos capazes de sobreviver e se destacar nessa sociedade da informação a busca por novas descobertas é uma necessidade diária, para que haja o sucesso no processo de aprendizagem das crianças pesquisas cientificas são realizadas com frequência para se entender como funcionam a aquisição dos conhecimentos e quais os melhores métodos a serem utilizados. É justamente desses estudos científicos que trata o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”.

O texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem nos apresentas experiências cientificas integradas com cada área do conhecimento, que funcionam como um suporte na definição das práticas educacionais destacando que tipos de atividades se evidenciaram como mais eficazes para um melhor desempenho mental e intelectual do educando, destacando a necessidade de um currículo interdisciplinar onde as atividades se interligam a não convergem mas seguem rumos paralelos.Defende a quebra das barreiras entre as disciplinas, a realização de um trabalho onde elas não estejam dissociadas, mas que haja uma conexão entre os conceitos em busca de um conhecimento global e contribui para a formação de sujeitos críticos diminuindo a distancia entre teoria e pratica. Quanto mais diversificado for o campo de conhecimento melhores serão os resultados levando em conta as dificuldades e habilidades de cada um.

São muitos pontos a serem observados no planejamento das aulas, é a dinamicidade, as dificuldades de cada um , a realidade social, cultural, religiosa e política do cotidiano de cada criança.Uma sala de aula carrega uma diversidade e miscigenação impar, são muitas realidades distintas tendo que aprender a conviver num espaço pequeno e com regras próprias,é papel da escola buscar meios de mostrar essas diferenças e guiá-las no sentido de compreender e aceitar,neste contexto historias como as de Bintou trazem uma bagagem de muito positiva nesse sentido.

A aprendizagem das crianças é influenciada por diversos fatores, o ambiente em que vive e as experiências vivenciadas agem diretamente quantidade e qualidades das habilidades intelectuais que serão adquiridas. Um ambiente estimulador, atividades lúdicas e dinâmicas tornam esse processo mais leve e agradável e potencializa a retenção de informações.

Segundo o texto Uma Abordagem Integrada na Aprendizagem, a musica se mostrou um eficaz instrumento no desenvolvimento de novas conexões cerebrais,como um todo ela evoca lembranças, associa uma sensação agradável aos conteúdos e facilita a memorização das informações.Ainda seu ritmo e melodia demonstram uma melhora no raciocínio espaço-temporal base necessária para ciências e matemática que de modo geral é uma disciplina que apresenta muitas dificuldades e por consequência desinteresse por parte das crianças, a musicalização pode reverter esse quadro.

A história de Bintou traz muitos elementos da cultura africana, que apesar de ter influencia direta sobre a nossa, é muito diferente e possibilita um interessante trabalho interdisciplinar. O livro As tranças de Bintou conta a historia de uma menina africana que inicialmente está insatisfeita com sua aparência e seus cabelos, onde ela vive é costume das mulheres usarem tranças enfeitadas esse é o modelo de beleza, Bintou vive interrogando a todos sobre quando terá as suas, todos lhe consolam dizendo que logo irá crescer. Sua avó mulher muito sábia explica que as crianças usavam tranças, mas, por perceberem que as meninas estavam mais preocupadas com a vaidade que em se divertir e aprender novas coisas, desde então ficou decidido que apenas as mais velhas usariam tranças, as pequenas ficariam com os birotes.Depois dos fitas coloridas que sua avó colocou em sua cabeça, Bintou aceitou sua aparência e passou a se achar bonita do jeito que é.

O exemplo de Bintou pode ser usado para trabalhar um projeto de construção da identidade, podemos trabalhar sobre a religiosidade a partir do batizado do irmão de Bintou,a tradição de raspar a cabeça das crianças, o uso das tranças, os enfeites das mulheres nos cabelos, as comidas típicas, a festa para apresentar a criança aos demais,marcas fortes da cultura de um povo que através de uma analise comparativa entre as duas realidades vemos quanta diversidade, e a importância dos diferentes costumes para formar a identidade pessoal e coletiva dos povos.

A partir da história As tranças de Bintou as seguintes atividades podem ser desenvolvidas:

Natureza e Sociedade

• Objetivo: Trabalhar a diversidade cultural, reconhecer e respeitar as diferenças como pontos positivos para se formarem a identidade seja individual ou coletiva, favorecer a oralidade e a compreensão textual das crianças.

• Descrição:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com