TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Gramática Da Literatura Infantil

Monografias: Uma Gramática Da Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

AULA-TEMA 03: UMA GRAMÁTICA DA LITERATURA INFANTIL

Taboão da Serra, 13 de abril de 2013

Introdução

As histórias narradas nos livros infantis encantaram e ainda encantam crianças no mundo inteiro, com diversas formas de serem contadas seja apenas com livro, com fantoches, personagens vivos ou apenas ouvidas elas despertam a curiosidade e os sentimentos dessas crianças promovendo-lhes momentos de alegria.

Este trabalho visa a compreensão do fenômeno literário e suas contribuições para a literatura, o que é e como está estruturado bem como os fatores que o constituem nos dando base para um bom entendimento do mesmo.

Questões:

1ª - O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

O fenômeno literário é o surgimento da escrita em forma de produções literárias como por exemplo: Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado e também Bom dia todas as cores de Ruth Rocha que transforma em palavras os pensamentos e sentimentos trabalhando a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo.

A sua contribuição para as produções literárias foi de grande importância por nos dar a capacidade de podermos falar de assuntos que ainda são taxados como tabus ou que não são comentados por receio ou vergonha de uma forma mais leve e que no caso da educação infantil a criança possa se identificar e relacionar os fatos vividos por ela a história de algum livro que lhe fora lido ou apresentado.

2ª - Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

A compreensão da matéria literária se faz necessária ao professor porque é a parti de sua compreensão que esse educador terá base para selecionar as histórias e textos adequados para seus alunos e as formas que ele irá trabalhar as mesmas promovendo nessas crianças a capacidade de refletir sobre o que foi visto e contribuindo para a sua criatividade e o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

Considerações finais:

A elaboração deste trabalho me deu a capacidade de aprender uma melhor forma de selecionar as histórias contadas aos meus alunos conhecendo a sua importância e o que elas podem promover nestas crianças.

Pude entender a importância de conhecer a matéria literária para melhor selecionar o que pretendo passar para o meu grupo de crianças e como elas se desenvolvem.

Bibliografia:

PLT da disciplina literatura infantil de Nelly Novais Coelho Texto - Análise e Didática.

Resumo da aula tema 03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com