TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Gramática Da Literatura Infantil.

Exames: Uma Gramática Da Literatura Infantil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil.

1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

A literatura propicia uma reorganização das percepções do mundo e, desse modo, possibilita uma nova ordenação das experiências existenciais da criança. A convivência com textos literários provoca a formação de novos padrões e o desenvolvimento do senso crítico.

Além do papel significativo que a literatura constitui, como instrumento de possíveis expansões do domínio linguístico dos alunos, também conduz à apresentação de novas possibilidades existenciais sócio-políticas e educacionais, tornando-se uma fonte de emancipação que as instituições, em suas características, não podem oferecer.

O fenômeno literário é caracterizado não apenas pela palavra escrita, mas também pela palavra pronunciada. O ofício de contar histórias é muito antigo, e é através dele que se perpetua a Literatura Oral, comunicando de pessoa para pessoa, de povo para povo, o que os homens, através dos tempos, têm selecionado da sua experiência como mais indispensável à vida.

Referências: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2006/02/a16.htm, 04/04/2014 ás 19:51.

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

Existem dois tipos de escolarização da literatura. A escolarização adequada, “a qual conduz eficazmente às práticas de leitura presentes no contexto social” e a escolarização inadequada, tal qual como presenciamos hoje nas escolas: distante das práticas sociais de leitura, do ensino interdisciplinar, contribuindo para o isolamento da literatura das demais áreas do conhecimento e para a aversão ao texto literário por parte do aluno.

Propõe-se que os professores se empenhem em desenvolver atividades que contemplem a adequada escolarização da leitura e da literatura favorecendo a autonomia do aluno/sujeito dentro da sala de aula e nas práticas sociais de leitura.

É necessário, entretanto, que os professores sejam leitores críticos e conheçam ou encontrem modos de trabalhar efetivamente com texto literário, de forma a obter bons resultados primeiros para sua prática, além disso, é necessário ainda estabelecer dentro das academias procedimentos que integrem os alunos graduandos a momentos de interação que promova reflexão.

Referências: http://www.uft.edu.br/pgletras/revista/capitulos/4._letramento_literario_e_formacao_do_professor_larissa.pdf. 04/04/2014 ás 20:01.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »