TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Via Forma

Monografias: Via Forma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Na década de 80 o exercício físico, praticado como uma atividade regular teve seu reconhecimento como benefício para a saúde. Esse fato exigiu dos professores de Educação Física uma reformulação na prática profissional, considerando o relacionamento da prática de exercícios com a saúde.

O desenvolvimento industrial e tecnológico diminuiu sensivelmente a carga de atividade física necessária para a realização do trabalho, com a desordenada ocupação de espaços nos centros urbanos, reduziu-se também a disponibilidade de locais adequados para a prática de diferentes atividades físicas, lembrando que com o aumento da violência urbana, as pessoas não sentem segurança em realizar essas atividades em qualquer lugar. Buscando solucionar esse problema o homem cria mecanismos e locais para atender a essa necessidade de movimento nos centros urbanos: as academias de ginástica.

.

2 DESENVOLVIMENTOS •.

Com a ideia antiga do médico Ronaldo Oncologista em querer abrir alguma coisa fora da área médica à academia via forma surgiu mais que tivesse alguma relação com saúde. Dentre as poucas folgas sempre achando espaço para pesquisar sobre assunto na internet, eis que em uma ligação apareceu à oportunidade de abrir uma academia e ajudar seu irmão formado em educação física.

Após semanas seguintes com uma ideia mais elaborada o médico compartilha com um colega de sua equipe de trabalho Luciano e então o convida para se tornar sócio. Os dois resolvem procurar um terceiro sócio, então Luciano convida um amigo de infância Márcio que aceita o desafio, completando assim a sociedade.

Primeiramente definiram o público alvo, pessoas pertencentes às classes A e B e buscou um local adequado, uma casa localizada num bairro com a melhor renda média por domicílio, após contrataram arquitetos para começar a realizar a reforma na casa alugada, logo iniciaram a pesquisa para os materiais para a montagem da academia. Começou a aparecer os primeiros problemas, tempo de obra e despesas acima da provisão inicial, nome para a academia, formatação da grade de horários, preço da mensalidade entre outros.

Em 13 de outubro de 2003 a porta se abre ao público, com uma sala de musculação, uma sala de ginástica com aulas de dança, alongamentos e yoga, uma sala para aula de bike indoor, com o valor da mensalidade em torno de R$120,00 reais, logo os sócios começam a receber outros tipos de propostas e Ronaldo começa a ficar só, contrata uma empresa para repensar e resolver a parte de marketing e outra para uma pesquisa de satisfação dos clientes.

Ronaldo decide estudar pós em marketing para se aperfeiçoar e na sala de aula conhece sua esposa Andrea futura sócia administrativa da academia, logo encontraram um conhecido chamado Zico era professor, a equipe novamente estava formada, iniciou o processo de setorizar a academia por marketing, financeiro, administrativo e padronizar por marcas, cores e uniformes. Sempre atentos ao que o mercado estava fazendo para poderem fazer diferente, a preocupação na limpeza, que antes era terceirizada, o cheiro bom, pois normalmente em academias tem um odor muito forte de suor para isso ele propôs um borifador de ambientes com essência.

Ronaldo está ciente que a academia de ginástica é um ramo de crescimento, mas com muita competição e diferencial no atendimento, existe uma preocupação em disponibilizar um espaço onde as pessoas possam fazer seus exercícios com o melhor bem-estar possível, fazendo amizades e trazendo a família e seus amigos. Atualmente a academia atingiu o topo, tem uma média de 380 alunos e uma mensalidade de R$160,00 reais, o público é 70% feminino, o maior pico é a segunda e terça-feira em horários diferenciados com média de 120 alunos.

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

Qualificando cada vez mais o funcionário para que ele tenha um bom atendimento, mais com isso incentivado o mesmo e contribuindo para que os mesmo façam cursos, assim dando autonomia para realizar suas tarefas, procurar contribuindo com ideias e estratégias na área de vendas e atendimento repassando para cada funcionário desempenhar o seu trabalho cada vez melhor.

Procurando orientar o funcionário para ter o conhecimento dos produtos e serviços prestado, procurar sempre valorizar dar apoio ao funcionário para praticar ativamente dos resultados, assim podendo ter o conhecimento sobre o que o cliente externo espera da empresa. Com tudo isso acaba fidelizando o funcionário e seus familiares como consumidores desta organização, sempre com o acompanhamento do crescimento profissional de cada um, observado de perto pelo administrador, assim pode perceber o volume de venda obtido por eles.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Público-alvo de uma academia

Segundo pesquisa feita na academia Nave da cidade de Palmares - PE existem vários tipos de públicos de praticam academia sendo o principal o que realmente gosta de praticá-lo, alguns praticam porque necessitam do exercício para garantir um bom desempenho no caso os atletas, tem o público que precisa controlar o peso corporal, alunos que praticam exercício para recuperar alguma parte física afetada (movimentos do joelho em função de uma cirurgia), junto com estes têm o público que vem através de indicação médica (pressão arterial, diabetes) também os que se prepara para fazer concursos públicos e por fim, mas não menos importantes aquelas pessoas que vem a academia para se relacionar, fazer amigos, conversar.

2.2.2 Definição de “SERVIÇO”

O serviço é um desempenho transformador, intangível em essência, mesmo quando ligado a um produto físico, ele também precisa ser entendido por suas características: inseparabilidade, variabilidade, intangibilidade e perecibilidade

O marketing de serviços pode ser definido com o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.

Desempenho de funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com