TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

ETICA POLITICA E SOCEIDADE

ACUSAÇÃO:

A  atendente da Santa Casa do município ao avisar a Srº João Alcides , que o atendimento com soro antiofídico não poderia ser realizado usando a justificativa que a paciente já possuía plano de saúde , foi contra as diretrizes do SUS , onde o mesmo afirma que o atendimento é pra todos com direitos iguais , independente de ter ou não plano de saúde , raça , cor gênero , classe socioeconômica , sexo , idade  etc.

Quando a mesma não mostrou nenhuma iniciativa em ajudar a solucionar o caso , omitiu socorro , não agiu com prudência , dispensou antes mesmo  de analisar a ocorrência , sem nenhuma cautela e sensatez .

Não usou  o senso comum ao dizer que aquela seria ‘’a conduta normal do casso ‘’ , demonstrando assim que ela não tem virtudes  ,não pratica valores éticos e moral , não ajuda ao próximo . Faltou lhe ética  , tanto a ética das virtudes  ( defendida por Aristoteles que é conhecimento da verdade e pratica do bem ) , e nem a ética dos princípios (ética dos direitos e deveres  que surgiu no século XVII).

A atendente sem Autonomia (faculdade para governar por capacidade , valores e decisões próprias ) , Beneficência   (ação e habito de fazer o bem ) ,  não maleficência (não devem ocasionar nenhum dano ao paciente )  e Justiça (virtude moral que leva a dar a cada um que é seu  ou aquilo que se faz juz ) , indiretamente contribuiu  para o agravamento do quando clinico , até levar a morte  da esposa de Sr joão .

DEFESA :

Ao afirmar  que aquela seria ‘’a conduta normal do casso ‘’ a atendente estava cumprindo ordens de um superior , já que no Brasil , temos a politica da hierarquização , a mesma não tinha autonomia , deliberação ,  como demonstra naquela mesma ocasião estava presente um dos gestores do Hospital , mostrando irritado com a insistência pelo atendimento  pelo SUS.

Ao orientar  um hospital com mais condições , recursos para aquele atendimento ,a atendente não foi omissa ao caso , já que naquele momento o hospital não tinhas vagas pra internação .Tanto que ao retornar dos outros hospitais a paciente foi atendida e recebeu o soro antiofídico.

Segundo Gracia , “ a função da ética não é buscar uma unanimidade , é evitar que as decisões sejam imprudentes  ... em ética não existe certeza :há prudência ou imprudência .O ser humano pode equivocar – se e matar ainda com prudência  e salvar apesar da imprudencia .

JUIZ

A atendente é uma das culpadas pela morte da dona Mariana , por negar atendimento pelo SUS , Por não agir dentro dos princípios da Bioetica (autonomia , beneficência , não maleficência e justiça ) .E não praticou valores éticos e moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com