TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Perfil Pessoal nas Atribuições Profissionais do Gestor de RH

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e perfil pessoal nas atribuições profissionais do gestor de RH.

A gestão de recursos humanos engloba os procedimentos de provisão, remuneração, desenvolvimento, manutenção, monitoração através das metodologias estratégicas das atividades e na criação de novos trabalhos no ramo de negócios, independentemente da formação do profissional em diversas áreas do conhecimento e informação. Visa as pessoas como peças fundamentais para a organização, constituindo o papel de atrair, reter e dar motivação as pessoas da empresa para que exerçam suas atribuições com eficiência e eficácia, procura envolver as pessoas na realização dos objetivos e nas estratégias da organização, proporcionando longevidade das empresas no mercado globalizado e ao mesmo tempo o desenvolvimento das pessoas.

Os gestores de RH influenciam e envolvem as pessoas no rol da missão, da visão, dos valores e das estratégias organizacionais por meio de uma visão social ética. Além do mais, participam de todos os processos da elaboração da efetivação das estratégias; sabem com excelência utilizar os meios adequados para reconhecer e desenvolver um talento, envolvendo os processos de recrutamento e seleção; orientação; desenvoltura de cargos; avaliação de desempenho; programas de incentivos; treinamentos; relações trabalhistas; segurança, etc. O executivo de RH deve ter compostura e sensibilidade, inclusive, na hora de dispensar alguém, saber não apenas chamar a atenção diante de um erro, mas principalmente ter congratulação quando um funcionário fazer algo com êxito, isso motiva as pessoas para a realização com comprometimento as suas funções na organização.

É primordial que os profissionais de RH sejam atentos as necessidades, sendo a voz dos colaboradores na alta direção para que haja uma relação de confiança que interligue líderes e liderados, num processo de confiança recíproca, tendo como consequências independente das mudanças que podem ocorrer nos ambientes internos ou externos ganhos de produtividade; estabelecimento de uma liderança com integridade e confiança; a alta qualidade de salários e ações benéficas para os colaboradores; ganhos para a sociedade como a empregabilidade e estabilidade empregatícia; aumento da produção e investimentos; etc.

O RH estratégico investe uma gama de ações inteligentes para gerar um ambiente de bem-estar e crescimento para seus colaboradores, incluindo cursos de capacitação, treinamentos, seminários com temas comportamentais e de conscientização, palestras, etc. Existem diversos processos importantíssimos realizados pelo RH como as atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados, controles, frequência, produtividade, balanço social, os quais são alguns dos exemplos que servem de base para a tomada de decisão nesta área e determinar critérios da política empresarial, normas e códigos de conduta.

Há atribuições essenciais para esta área como resiliência e empatia; agilidade e persistência; conhecimentos técnicos e capacidade de liderar; saber gerir o tempo e ser flexível; constituir uma visão sistêmica e boa comunicação, pois comunicar é saber ouvir, entender, traduzir as necessidades e as demandas desafiadoras para solucioná-las; ter bons valores pessoais éticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com