TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Na Educação Como Instrumento De Inclusão E Transformação Social Para Alunos Com Síndrome De Down

Por:   •  4/12/2023  •  Artigo  •  4.434 Palavras (18 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 18

ARTE NA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Rafael Batista Gabriel[1]

Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 199,00 para a nova correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).

RESUMO

O presente trabalho aborda a inclusão e a aprendizagem das crianças com síndrome de Down, tendo como caráter bibliográfico, relatando os fatos históricos, as leis de inclusão da pessoa com deficiência, público alvo da Educação Especial e destacando suas maiores características, incidências, causas, diagnósticas e tratamentos, além das estratégias pedagógicas, com vistas a contribuir com os profissionais da educação, oportunizando aprimoramento de técnicas e metodologias para ampliar as ferramentas de aprendizagem de todos os alunos.

        

Palavras-chave: Inclusão. Aprendizagem. Linguagem. Síndrome de Down.

ABSTRACT

The present work deals with the inclusion and learning of children with Down syndrome, having as a bibliographical character, reporting historical facts, the laws of inclusion of people with disabilities, the target audience of Special Education and highlighting their main characteristics, incidences, causes, diagnoses and treatments, in addition to pedagogical strategies, with a view to contributing to education professionals, providing opportunities for the improvement of techniques and methodologies to expand the learning tools of all students.

Keywords:  Inclusion.  Learning.  Language.  Down's syndrome.

1 INTRODUÇÃO

             O conceito de Inclusão no âmbito da Educação implica na aceitação de alunos com deficiência física ou mental, incluindo esses alunos no ensino regular de forma que eles tenham suas necessidades educacionais atendidas, e não simplesmente colocar esse aluno em sala e dizer que a inclusão foi promovida.

           Um dos maiores problemas na educação, quando se fala em inclusão, está na qualificação dos professores para atenderem esses alunos em suas limitações, uma situação que se instala em todas as disciplinas, inclusive em Arte, pois os professores precisam adaptar suas aulas para que esses alunos sejam inseridos, uma aula de Arte adaptada. Arte Adaptada é o patamar inicial para incluir os alunos com deficiência, como os alunos com síndrome de Down que, apesar de não possuir uma deficiência física, a mental também necessita dessa adaptação.

 Eles apresentam dificuldades de aprendizagem e um desenvolvimento mais lento, problemas na linguagem, autonomia e motricidade que podem ter graus diferentes em cada individuo porem, mostram grande capacidade de se desenvolver e precisam estar incluídos em classes comuns do ensino regular para que os mesmos consigam se socializar, pois aprendem muito com o outro, assim a aprendizagem acontecera efetivamente.

Os portadores da Síndrome de Down têm características físicas típicas, e se parecem um pouco entre si. Contudo, algumas pessoas portadoras da síndrome apresentam características ou condições, enquanto outras não. Uma concepção equivocada, ainda presente em relação aos portadores da Síndrome de Down e suas características, é que todos se desenvolvem da mesma forma, apresentando as mesmas características, incapacidades e limitações orgânicas, motoras e cognitivas. (PAIVA,2018,p.3)

Cientes disso traçarão estratégias para o atendimento desse alunado, a fim de oferecer ferramentas que contribuam para o efetivo aprendizado dos alunos com síndrome de Down desta forma, promove-se a inclusão familiar e social desse educando.

Com isso o trabalho aborda suas características, aspectos clínicos, tratamentos e ações pedagógicas entre outros. Para tanto falaremos sobre as deficiências e seus fatos históricos, publico alvo da Educação Especial e a importância da lei de inclusão.

            O estudo tem como objetivo, realizar uma revisão bibliográfica, analisando a importância da Arte Adaptada para promover a inclusão do aluno com síndrome de Down no ensino regular, verificando os desafios que os professores de Artes enfrentam no momento em que estão promovendo a inclusão do aluno com deficiência.

            A inclusão da criança com Síndrome de Down no âmbito escolar é de grande importância para a educação, pois é um direito garantido a todos por Lei, sem diferenciação de cor, etnia, religião ou qualquer tipo de necessidade especial. A escola deve proporcionar para a criança portadora da Síndrome de Down, um local em que as diferenças devam ser atendidas e respeitadas por todos, independentemente de serem ou não, portadoras da Síndrome de Down, ou não. É fato que a criança com Síndrome de Down poderá apresentar um nível de dificuldade elevado na hora da aprendizagem. Tratando-se do desenvolvimento escolar, afirmamos que há necessidade de sérios investimentos financeiros, materiais pedagógicos para a formação do educador e de todos os envolvidos no processo educativo para contribuir e favorecer a aprendizagem. Buscamos compreender melhor a criança com Síndrome de Down, na escola.

           Essa é uma pesquisa de cunho bibliográfico, buscando embasamento teórico em autores que tratam do tema, pesquisando em livros, artigos e periódicos, consultados autores como:  Gonçalves (2005), Aranha (1995);Mendes (1999);Sánchez (2005) e Sassaki (1999).

2 DESENVOLVIMENTO

 

A educação Inclusiva está presente nas escolas, mas ainda existem professores que não tem o total conhecimento ou até mesmo não sabem como promover a inclusão dos alunos com deficiência, alguns professores têm enfrentado dificuldades quando se tratam da inclusão dos alunos, principalmente os alunos com deficiência física, mas existem casos de deficiência mental que são mais complicados para inclusão nas atividades de Arte, quanto à deficiência física não podendo ficar indiferente ao processo de inclusão nas escolas, pois ela desenvolve um papel importante nesse processo, podendo até mesmo tornar-se um obstáculo no trabalho de inclusão realizado pela escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com