TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CADEIA PRODUTIVA EM ARTES E ENTRETENIMENTO

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

     UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO[pic 1]

Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET

        Escola de Engenharia de Produção – EEP  

CADEIA PRODUTIVA EM ARTES E ENTRETENIMENTO

Profº Manoel Friques

Aluno:        Eduardo Carsaniga                                                         Matrícula:         2012222000

Data:                 24/10/2018

4º Capítulo

ANTECIPANDO DINAMICAS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS

CONCORRÊNCIA E COOPERAÇÃO

Umas das formas mais fáceis de analisar as dinâmicas competitivas e cooperativassé usar informações das empresas para prevenir ou moderar tomadas de decisões de ameaça por parte delas.

Dentre essas formas, podemos citar duas bem diferentes entre si e propostas para isso:

  • Teoria dos Jogos;
  • Teoria Comportamental.

TEORIA DOS JOGOS – estudo das interações entre participantes cujos retornos dependem uns dos outros e que levam esta interdependência em conta quando procuram maximimizar seus retornos. Ela força oss administradores a se colocarem no lugar de outros participantes, ao invés de verem os jogos exclusivamente da perspectiva de suas próprias empresas. A modelagem de situações de negócios como jogos simples e quantificáveis pode render grandes retornos. A analise teórica é formalizada esboçando-se funções de reações. Essas funções podem fornecer critérios uteis sobre os incentivos dos concorrentes sem identificar, necessariamente, um ponto de equilíbrio único. Mas, para que a Teoria dos Jogos seja mais facilmente aplicada, é recomendável a analise envolvendo poucos participantes, cujas ações ou reações são realmente importantes para uma determinada questão. Outros fatores adicionais que beneficiam a análise por essa teoria é a identificação de participantes (em vez de “sem rosto”), opções claras para os participantes e boas fontes de dado que facilitem a tarefa de mapeamento de ações em resultados. Não podemos deixar de citar que simplificações do cenário dos jogos são amplamente utilizadas e necessárias, incluindo a redução de participantes, correção de determinados parâmetros para simplificar seus efeitos, eliminação das incertezas e a redução da estrutura temporal das etapas dos jogos. Porém, esta Teoria se baseia também na miopia de alguns concorrentes considerados em alcançar o objetivo o retorno de sua empresa.

TEORIA COMPORTAMENTAL – leva em consideração o comportamento das empresas em atender o “custo irremediável” levando-se em conta tentativas para justificar opções do passado, à percepção seletiva, hostilidades, etc. A base comportamental para a previsão de ações e reações dos concorrentes estão relacionados a compromissos com maneiras de agir e reagir que estão embutidos na própria organização. Um exemplo desta Teoria é dado pela estrutura de Porter para analise da concorrência: metas futuras, hipóteses, estratégia corrente e capacidade (Quadro 4.2 p 88 do livro). Também temos de levar em consideração a visão de Selznick de que a historia de uma organização tem grande importância no direcionamento de seu comportamento. A analise comportamental é um complemento à Teoria dos Jogos e não sua substituta. Esta tende focalizar as predisposições organizacionais ao passo que a Teoria dos Jogos foca nos incentivos econômicos que as organizações tem diante de si. Um ponto em comum entre as duas teorias são suas limitações: precisam de grandes volumes de dados para serem eficazes, tendem a perder sua força quando os concorrentes são desconhecidos e tornam-se de difícil manejo quando há muitos participantes.

DINAMICAS EVOLUCIONARIAS

As teorias anteriores analisam o cenário de negócios em termos “micro”. As dinâmicas evolucionarias já analisam o cenário “macro”, pensando nas interdependências em termos de atingir as empresas ao longo do tempo, levando em conta os conceitos fundamentais de estratégia como escassez, competição e especialização.

AMEAÇAS AO VALOR AGREGADO: imitação e substituição

- IMITAÇÃO: as tentativas de aumentar a base de clientes tendem a fazer com que oss concorrentes defendam ou aumentem ass suas. A inovação de um produto tende a ser mais cara que a imitação do produto concorrente para isso. A imitação nem sempre é ruim. Quando a imitação é ampla o suficiente para ameaçar transformar um modelo de negócios supostamente único em algo genérico, isso não prejudica o valor agregado da empresa que desenvolveu a inovação originalmente. Ela torna-e prejudicial à empresa inovadora somente quando a extensão da imitação torna-se considerável. Uma barreira à imitação é a propiciada pela economia de escala, pois a vantagem de ser grande em um determinado mercado pode amedrontar os imitadores a terem seus produtos rejeitados ou arrependimento do esforço na imitação de seu concorrente. Já na economia de escopo, o agrupamento de bens ou serviços complementares pode elevar a barreira à imitação. A privacidade das informações de aprendizado também podem ser um fator-barreira à imitação. O uso de contratos com fornecedores também tem se mostrado útil na inibição do risco da imitação de um produto. A imitação, contudo, requer um prazo mínimo entre o lançamento do produto original e o término de um projeto de imitação bem sucedido. Os prazos de lançamentos de produtos originais e seus posteriores novos originais também pode ser uma estratégia útil no combate a imitação. A elevação continua do valor agregado da organização torna-se uma ultima barreira ao processo de imitação, que consiste em forçar uma cunha mais larga entre a disposição dos clientes para pagar e os custos de oportunidade dos fornecedores ao longo do tempo, e isso exige investimento.

SUBSTITUIÇÃO

        É, basicamente, a ameaça de que um produto venha substituir o outro, ou, ainda, de que um modelo de negócios venha substituir o outro. Levando-se em conta as imagens de cenário, a substituição mostra-se como uma oscilação de cenário, menos direta e mais difícil de gerenciar que a ameaça por imitação por concorrentes diretos. As ameaças de substituição começam, normalmente, em pequeno nichos, inicialmente, não lucrativos. No começo, tendem a não satisfazer a demanda dos cliebtes completamente, mas pesquisam nesses clientes necessidades implícitas e, assim, as exploram com um produto novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com