TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola e a fragmentação da vida

Por:   •  14/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

A Escola e a fragmentação da vida

Por que a escola é complexa e tenta moldar o futuro e não molda desde o presente, e por que no presente não faz com que as crianças pratiquem  um exercício de cidadania, por que não se transforma em um espaço democrático, onde todos tem o direito de pensar ? Ao invés disso a escola tem se transformado em um deposito de alunos onde conteúdos são despejados, sem nexo, isolados sem fazer uma conexão.

Por um bom período no século XX, no Brasil e no resto do mundo, a escola que predominou era a das certezas, dedicada exclusivamente as elites, mas não preocupada com acessibilidade de todos, após a Segunda Guerra, nasce a escola de promessas, nela tinha-se a certeza de que a escola era o melhor lugar onde eram abordados temas que poderiam levar o mundo a perfeição, porem, isso não ocorreu, com isso fomentou-se a criação de um novo modelo de escola dedicado as massas, porem nesse modelo era voltado para oferecer formação instrumental, para o mercado, não se importava com o desenvolvimento humano e sim com a indústria.

Hoje em dia a escola ainda se divide em series e o conteúdo é colocado de forma isolada com aulas rápidas de 50 minutos cada, isso pode ser também um resquício do regime Militar que se instalou no Brasil a partir de 1964, pois a partir dai a educação se tornou refém de um sistema  disciplinar, que durante 20 anos foi proibido pensar no país.

Com todo o explanado tem-se que, a fragmentação é a melhor forma de controle social faz-se as pessoas submissas ao meio, sem capacidade de relacionar seus conhecimentos, sem articular o todo da vida com projeto social. Temos o direito a pensar, é por meio desse direito que articulamos a vida social profissional, construímos uma vida melhor para a sociedade e o planeta.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com