TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme Escola da Vida

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  9.413 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Escola da vida um filme canadense e também americano lançado em 2003, na qual seu gênero é comédia, aventura e também drama. O filme foi dirigido William Dear e roteiro de Jonathan Kahn. É estrelado por Ryan Reynolds, John Astin e David Paymer e conta a história de dois professores em uma escola, na qual cada um possui uma metodologia para a transmissão de conteúdo para seus alunos.

DESENVOLVIMENTO

O filme Escola da Vida inicia-se com a chegada de um novo professor na escola tradicional Falbrook Middie, na qual tem a função de substituir o professor de História. Seu nome é Michael D’Angelo e logo seu modelo pedagógico nada convencional chama a atenção de todos que estavam acostumados com aulas expositivas.

Sua forma de ensinar também chama a atenção dos outros professores que admiram sua inovação da maneira de ensinar, com exceção do professor de Biologia Matt Warner que considera Michael uma ameaça.

Michael ou Sr. “D” como ficou conhecido na instituição, adota em suas aulas uma metodologia onde o aluno se insere enquanto sujeito crítico do conteúdo, na qual possuem a oportunidade e a capacidade de reformular as aulas tendo autonomia para questionar e modificar os conteúdos que lhes são apresentados.

O filme Escola da Vida mostra como muitas escolas e professores continuam utilizando técnicas e métodos na qual não atraem o envolvimento dos educandos durante o processo de ensino, com aulas maçantes, onde grande parte do conteúdo não é absorvido pelos alunos.

Matt, o professor de Biologia tinha o sonho de receber o troféu de professor do ano, assim como seu pai foi premiado. Na escola ele tenta agradar os alunos, mas seu método de ensino tradicional não consegue a atenção dos jovens. Foi então que ele observou a dinâmica do Sr “D”, com uma forma de ensinar divertida onde todos os alunos faziam parte do método de ensino e aprendizagem de uma forma dinâmica.

Enquanto o professor de Biologia Matt ainda utilizava métodos de ensino tradicionais, Michael D’Angelo sempre inovava durante suas aulas. Durante seu processo de ensino o professor não era o único que falava e se expressava, era um lugar de evolução e construção do conhecimento na qual mestre e aluno eram peças fundamentais para o sucesso da aprendizagem.

Senhor D, era um professor que levava a vida de maneira intensa. O professor Matt se incomodou desde o inicio com o novo método de ensino e com a popularidade do novo professor. Dessa maneira, Matt começou a investigar e procurar o motivo da popularidade e a aceitabilidade do professor novo por parte dos alunos.

Certo dia, Matt resolveu acompanhar os passos do professor D. e percebeu o quanto ele era atencioso e sempre disposto a ajudar todas as pessoas. Matt descobriu que o novo professor tinha câncer de pulmão, sensibilizando o professor e compreendeu a dedicação constante por parte de Michael em ajudar o próximo. Foi então que Matt seguindo a metodologia do novo professor para correr atrás de seu objetivo que era ser um professor de destaque, onde sua forma de ensinar mudou, suas relações e interação com os alunos melhoraram, usando uma nova linguagem onde suas aulas todos participavam do processo.

Pouco tempo depois, o professor Sr D acaba morrendo logo após uma forte crise, mas deixa sua contribuição para uma melhor educação, bem como o exemplo para todos da vontade de lutar e a superação das mais variadas dificuldades.

Considerações finais

O filme Escola da Vida traz muitos elementos que envolvem a educação e no que se diz respeito às diferentes formas e metodologias de ensino que são utilizadas pelas escolas e professores.

Trazendo para a realidade escolar, existem muitos srs D e Matt pelo mundo, onde trabalham de maneira oposta, sendo um com novas formas de transmissão de conhecimento e outro que segue a linha tradicional de ensino.

O senhor D utiliza temas que são retirados do cotidiano dos alunos, enquanto Matt utiliza a aprendizagem formal, na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com