TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE ATV1

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO


POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
Relatório de Caracterização da Escola e da Comunidade


MARINA DE OLIVEIRA CHAVES - RA2119570

VOTUPORANGA

2022




1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola particular SESI - 435 de Votuporanga fica localizada na
 São Paulo, 1820 - Vila Marim. A mesma oferece educação básica para alunos do 1 ano do ensino fundamental ao 3 ano do ensino médio.         A clientela da escola é, em sua maioria, frequentada por alunos de classe média, tendo suas exceções. A escola dá um espaço maior para alunos em que os pais sejam trabalhadores na indústria. Tem como entidade mantenedora a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
A escola foi autorizada a ser construída em 2009, porém, seu processo de construção começou em 2010 e foi reinaugurada em 2013. Tem como diretora Livaneia Fernandes Gomes desde 2014.

Figura 1- Escola SESI de Votuporanga
                 
[pic 2]
Fonte: Internet


1.2 ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO


Por estar localizada no centro da cidade, as condições de acesso da escola são boas, recebe alunos de todas as partes do município e não há obstáculos que possam vir a prejudicar a entrada e saída de alunos.

Seu espaço físico oferece de maneira geral grande estrutura ao que se refere a proposta pedagógica que se é cobrada, a escola é equipada com laboratórios de ciências e tecnologia com os mais variados equipamentos e também uma sala de informática contendo computadores e notebooks para cada aluno, além também de uma biblioteca bastante diversificada, contendo os principais livros da literatura brasileira, entre outros.

Figura 2- Pátio da Escola
[pic 3]
Fonte: Internet

Tratando- se de atividade física, o ambiente também conta com uma quadra ampla e coberta com todos os tipos de equipamentos para conhecimento de grande maioria dos esportes.

O espaço dá lugar para 32 alunos por sala, o que faz ser um ambiente agradável e espaçoso, dando a liberdade de movimentar as mesas e cadeiras para atividades em grupo, se assim for necessário.

Não somente nas salas de aula comuns (do dia a dia) como também os laboratórios, que contam com espaços para que cada aluno consiga ter sua própria experiência.

A escola também conta com um espaço externo com alguns bancos e árvores para vivências mais diversificadas, porém, pouco usadas para propostas pedagógicas, e sim, mais pelos próprios alunos durante o intervalo das aulas para leitura, diálogos e diversão.

As atividades desenvolvidas na biblioteca costumam ser feitas em grupo, com a utilização das apostilas de uso diário e também dos livros dispostos dentro do ambiente a que se refere.

Os professores costumam usá-la para desenvolver atividades propostas nos livros pedagógicos, com a intenção de trazer algo “diferente” que possa trabalhar não só o conhecimento mas a atividade em grupo e novos olhares, tentando sair um pouco da ideia formada de sala de aula, com o professor a frente e os alunos ouvindo e copiando matéria.

O laboratório (como já dito anteriormente) conta com computadores para cada aluno, de forma que tenham todos sua própria experiência de pesquisa. São muito requisitados pelos professores para a execução de atividades e por isso, funcionam com uma agenda, para que todos tenham a oportunidade, de forma organizada, de usá-lo.


1.3 CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR


No que se refere a gestão escolar, a participação dos alunos e professores é de grande importância. Ao começo de cada ano, os professores e a direção da escola se reúnem para treinamentos se baseando em dificuldades que foram encontradas nos ano anterior e também, para discutir possíveis novas ideias a serem trazidas para o regimento da escola.

Bimestralmente, também são feitas reuniões entre os professores a fim de discutir o plano de ensino e desenvolvimento de cada turma, das propostas aplicadas dentro daquele período e quais melhorias podem ser feitas.

Há também o conselho de classe, onde são discutidos pontos positivos e de melhoria da escola, muitas vezes citados pelos alunos e levados a discussão. A coordenação da escola também se faz presente neste tipo de reunião. Além disso, ao final de cada etapa, é feita a reunião de pais e mestres, onde os pais são convocados a sala de aula para discutir de maneira geral e individual o desenvolvimento dos alunos e observação das avaliações dos mesmos.

A participação de professores, coordenação, alunos e responsáveis é de extrema importância dentro da sala de aula, pois por meio desta, é possível que se ouça todo o tipo de opinião e visão, podendo assim, dar oportunidade para novas ideias e formas de ensino, além disso, a participação dos pais dá a oportunidade ao professor de percepção sobre determinados posicionamentos, comportamentos e características da turma (Ex. uma turma com mais dificuldade onde os pais tenham uma escolaridade básica, e por isso, não conseguem dar a ajuda necessária).

1.4 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA


A estrutura organizacional da escola é formada por: a gestão escolar é cumprida pelo diretor da escola, a escola dispõe de um coordenador pedagógico, vinte e dois professores, dois funcionários que trabalham na secretaria, três inspetores de aluno e  quatro funcionários que trabalham na cozinha, mais a nutricionista. Além também do manutencionista da escola e jardineiro.

Todos os alunos entram pela manhã, às 07 horas. Os alunos do 6 ano ao 3 ano do ensino médio permanecem na escola até o 12h20min. Enquanto os alunos do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) permanecem até às 16h.
Atualmente, a escola gradativamente está formando turmas para o período da tarde também, seu horário de entrada é às 12h40min e saída às 18h.


Cada professor tem um dia de planejamento para seu conteúdo e reuniões pedagógicas são realizadas com frequência, além do diálogo entre os professores sempre que possível para discutir ponderações mais simples. O coordenador e a diretora ficam responsáveis por agendar as reuniões e a disposição para auxiliar com conflitos ou outras questões durante o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (407.5 Kb)   docx (334 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com