TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Conhecimento Científico

Por:   •  20/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Introdução ao Conhecimento Científico                                 Código: 6421

Professora: Ma. Mariana Costa do Nascimento                                        Turma: 02

Curso: Artes Visuais (1º ano)

Aluna: Angeliane Arceni Chefer                                                       RA: 110540

Aluna: Camila Ferreira de Oliveira                                                   RA: 113838

Filme Donnie Darko do diretor Richard Kelly

RESENHA

         Um dos maiores clássicos Cult do cinema, “Donnie Darko”, foi lançado em 2001 sob direção do cineasta, roteirista e produtor americano Richard Kelly. Nascido em 1975, em Newport, Virgínia, buscou desde cedo o mundo das telas, produzindo curtas metragens até conseguir se formar em cinema no ano de 1997. Para dar vida ao complexo mundo de Donnie, teve como inspirações o famoso Stephen King e, é claro, muitas ideias na cabeça. Em seus dez anos de carreira produziu filmes como “Domino, a caçadora de recompensas” (2005),” Southeand Tales: O Fim do Mundo” (2006), entre outros. Possui um estilo característico na produção de seus filmes, conhecido como fotos de rastreamento baseado Steadicam e movimento de câmera em geral, elementos de satírica, comédia, drama, e parcelas enigmática, outra característica marcante é a música, como vemos na obra citada a famosa canção da banda Tears for Fears, dos anos 80, Head over Heels na cena em que os personagens descem do ônibus em direção a escola, que pode ser notado os movimentos de câmera acompanhado pela música.

Donnie Darko, um adolescente solitário e perturbado, é diagnosticado como esquizofrênico paranoico por sua psiquiatra. Ele possui sonambulismo e em uma noite é atraído para campo de golf, frequentado por seu pai, por uma voz misteriosa, nesse momento vê alguém usando uma fantasia de coelho, esse que se nomeia Frank e diz saber a data e hora exata do fim do mundo, sendo em 28:06:42:12. Enquanto isso, uma turbina de avião cai exatamente no quarto de Donnie, que foi “salvo” pelo coelho ao sair de casa. A partir desse momento, ele começa a ver essa figura com frequência e a cumprir algumas ordens ditadas por Frank, desencadeando o desenrolar da história com diversas consequências.

O filme possui um roteiro de extrema complexidade, podendo ser explorado e explicado de diversas formas, desde viagem no tempo e intervenções divinas, até lupping temporal e evolução do subconsciente de cada personagem. Além disso, trata sobre a inalterabilidade da vida cotidiana, com os mesmos preconceitos e atitudes, e debate visivelmente, o ambiente escolar, enfatizando um elenco adolescente.

Em seu lançamento, o universo de Donnie Darko não captou a atenção dos expectadores, mas devido à temática complexa, despertou interesse dos cinéfilos e do mundo Cult. Dessa forma, pode ser avaliado como um excelente filme apesar de ser julgado confuso para a maioria dos telespectadores, causando diversas discussões em relação ao assunto principal e da complexibilidade psicológica de cada personagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com