TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica do Filme o Show de Truman

Por:   •  12/3/2019  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

O Show de Truman: O Show da vida, é um filme norte americano, estrelado por Jim Carrey e dirigido por Peter Weir. O filme lança a vida cotidiana como o maior dos espetáculos, ao contar a história de Truman Burbank, um homem aparentemente comum, que levava uma vida comum com sua esposa. No entanto, Truman era produto de um “reality show” sem saber, sua “vida” era acompanhada ao vivo 24hrs por dia.

Podemos considerar o longa uma obra atemporal, já que, apesar de ter sido lançado em 1998, permanece sendo uma ávida critica á sociedade contemporânea. A tecnologia esta em progresso constante, e com isso o poder da grande mídia tende a aumentar. Podemos observar como o capitalismo se utiliza dos meios de comunicação, e como esta tem a capacidade de modelar a sociedade em prol do sistema, desta forma o individuo se torna passivo, perde seu senso crítico e é facilmente condicionado.O principal interesse da grande mídia é, obviamente, o econômico, contudo, o problema se acentua na forma como essa relação é construída com o grande público, e nas estratégias utilizadas para conseguir audiência.

Inseridos nesse contexto, a indústria cultural é bastante utilizada pela televisão, que possui grande alcance. Programas como Big Brother Brasil ou Keeping Up with the Kardashians são alguns exemplos de estratégia da grande mídia para entreter a população e ao mesmo tempo servem como mecanismo para impor padrões estéticos e de comportamento.

A falta de discernimento é uma hamartia da sociedade atual, que vem sendo constantemente manipulada por um ritmo de vida frenético e por meios de comunicação imponentes, que determinam a forma de se comportar e de pensar, enquanto vomitam todo o seu lixo para a sociedade.

“O Show de Truman” é uma pequena sátira sobre uma sociedade extasiada pelas tecnologias e meios de comunicação, que não enxerga a realidade em que está inserida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com