TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática do teatro na educação escolar

Por:   •  10/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Projeto de Prática

"A prática do teatro na educação escolar"

Entrevista realizada na escola: EMEF Comandante Garcia D'ávila.

Endereço: Rua Armando Coelho Silva, 859 - Bairro Parque Peruche

Zona Norte - São Paulo – SP. Professora: Ana Maria

O teatro é importante na escola?

Ele permite ao aluno uma enorme “gama” de aprendizados podendo citar como exemplos, a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros. É na escola onde a criança é estimulada a conhecer e explorar o mundo, onde ela se socializa com outras crianças, aprende a dividir a compartilhar brinquedos e o carinho das pessoas que elas gostam, tendo a convivência com a diversidade, contribuindo para a construção do seu processo de aprendizagem. Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno  seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite o professor, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.

 Quais os benefícios podem trazer para os alunos?

A escola que insere o teatro em suas atividades faz com que seus alunos construam um crescimento cultural que vai além da sala de aula, por meio do discurso espontâneo da linguagem teatral, motivando e despertando uma aprendizagem prazerosa e construindo o desejo de se aprender. O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico. 

Alguns professores que não têm experiência com teatro, como eles podem utilizá-lo em sala de aula?

O professor pode criar oportunidade e provocar o interesse no aluno através da cultura, cenários, data comemorativas e temas históricos. A internet pode ajudar um pouco a ampliar as referências que os  professores tem do teatro por meio de textos, imagens e vídeos. O importante é o professor criar oportunidades para que os estudantes possam aprender e vivenciar o teatro. Vale ressaltar que qualquer disciplina poderá trabalhar o teatro.

Qual a idade mínima que os alunos devem ter para participarem de teatro na escola?

O teatro pode ser inserido com qualquer idade. Nos anos inicias do fundamental trabalhamos os jogos dramáticos. Na escola praticamos jogos teatrais, criamos peças teatrais de acordo com temas históricos, lógico de acordo com a idade e entendimento dos alunos. Exemplos: já criamos peças do dia do folclore, criamos peça do dia dos professores e etc. O importante é a escola não perder o foco e inserir o teatro como um processo de aprendizagem.

Na escola tem alguma peça teatral que não pode deixar de ser encenada ?

Não temos nenhuma peça específica e obrigatória. Vamos criando oportunidades, através de temas históricos, datas comemorativas e etc.

Relatório da Entrevista

A partir da entrevista realizada, podemos verificar que o teatro é um recurso que contribui para o desenvolvimento das habilidades escrita, leitora e motora. Amplia conhecimento cultural.  Além disso, trabalha a criatividade a autonomia dos alunos, bem como, a interação dos mesmos e de forma lúdica.  O trabalho com teatro dá ao aluno a oportunidade sentir e aprender fazendo e assistindo aos outros. O teatro melhora a autoestima do aluno. Geralmente os professores que trabalham com teatro são os de arte e português. Mas professores de outras disciplinas também colaboram, na medida do possível. Vale ressaltar que qualquer disciplina poderá trabalhar o teatro. Para a realização desse tipo de trabalho, segunda a professora Ana Maria, trabalhar com teatro e um desafio para os alunos e para os professores, devido a falta de recursos. Com a colaboração da escola, dos alunos, da comunidade, isso esta se tornado possível, pois já realizamos diversas peças teatrais. No fundamental trabalhamos jogos dramáticos. Criamos oportunidades para trabalharmos o teatro nas datas comemorativas, com temas históricos e etc. Quanto mais variado for, mais rica será a educação, o conhecimento, a interação entre o corpo discente. Conforme a professora Ana Maria, o teatro é ótimo para o desenvolvimento dos alunos, ajuda os alunos a trabalharem em equipe e desenvolverem a criatividade. Portanto o teatro é um recurso pedagógico eficaz para o desenvolvimento do aluno, tanto cultural como emocional. Por meio do teatro o aluno desenvolve várias habilidades além de discernir sobre os problemas que um dia possam enfrentar na sua trajetória de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com