TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CLAUDIA APARECIDA FARINELLO   RA: 4312777425

DANIELE R. M. DOS SANTOS              RA: 3815672058

SIMONE BUENO DE CAMARGO          RA: 4356818977

 ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

SÃO PAULO /SP

2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CLAUDIA APARECIDA FARINELLO    RA: 4312777425

DANIELE R. M. DOS SANTOS              RA: 3815672058

SIMONE BUENO DE CAMARGO          RA: 4356818977

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

 

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Arte, criatividade e recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Msc. Eliane Maria da Silva Anunciação e Tutora Presencial: Cirlei Aparecida da Silva Gomes.

SÃO PAULO /SP

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

4

1. ETAPA 1............................................................................................................

5

2. ETAPA 2. ...........................................................................................................

9

3. ETAPA 3 ............................................................................................................

11

4. ETAPA 4 ............................................................................................................

14

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

15

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

16


INTRODUÇÃO

Este relatório consiste na sequência de registros reflexivos redigidos a partir do processo de ensino e aprendizagem na prática docente das integrantes do grupo. Para a produção deste, utilizamos levantamentos bibliográficos sobre as formas expressivas mais significativas para o desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil e texto narrativo reflexivo das memórias artísticas escolares.

A arte, a recreação e a criatividade na Educação Infantil desenvolvem uma conscientização e valorização do ser humano, em especial às crianças, não pelo o que elas têm de material ou pelo seu valor econômico e sim pela valorização como pessoa humana, capaz de criar e recriar. Valorizando sua existência, sua dignidade, seu poder de ser e estar no mundo e fazer parte dele vivenciando seus direitos e deveres de cidadão ativo e atuante da sociedade.

 

  1. ETAPA

Texto narrativo autobiográfico

[pic 1]

 Simone:

Este desenho diz muito sobre minhas recordações e experiências de práticas artísticas que vivi na escola. Lembro-me de que geralmente havia um modelo a ser seguido e que era considerada a forma correta de se fazer, uma produção artística, recordo-me também da exigência em colorir desenhos respeitando os contornos, sem sair da linha. Enrolei e colei muita bolinha com papel crepom, e a massinha (massa de modelar), não podia misturar as cores e nem pegar mais de uma unidade. Hoje, tento expandir minhas experiências, mas se me pedirem para fazer um desenho, provavelmente ficará muito parecido com este logo acima.

Claudia:

Estudei da 1ª a 6ª séries na EMEF Rui Bloem em Pirituba. Na 1ª e 2ª séries tínhamos o chamado "caderno de desenhos" onde desenhávamos algo ligado ao tema da aula e também desenhos livres, lembro-me que na 3ª e 4ª séries fazíamos muitas peças de teatro infantil e éramos muito incentivadas pelas professoras, na 5ª e 6ª séries passamos a ter aulas de educação artística e eu adorava. Tínhamos aulas de pinturas com tinta guache e nanquim e colagens com duas figuras iguais dando efeito em 3D.
Eu também fazia parte da fanfarra da escola como guarda de honra, isto é, marchava ao lado das bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo. Foi a época mais feliz da minha vida!!!
Na 7ª e 8ª séries fui estudar no Colégio Nossa Senhora dos Remédios, mas lá não tive nada que ligasse à aula de artes. Em meu ensino médio também não tive nada que tivesse essa matéria.

[pic 2]

Daniele:

Não tenho muitas recordações da educação infantil, lembro-me apenas de fazer atividades com tinta guache e giz de cera, sempre desenhei muitas casinhas com árvores em volta, montanhas, sol, nuvens e gaivotas, não tinha muita criatividade, nos anos seguintes do fundamental me recordo de ter caderno de desenho, fiz vitral, desenhos com figuras geométricas, tive uma única aula de artesanato que foi no 6° ou 7° ano, onde fizemos tecelagem com lã em um quadrado de madeira com pregos, no ensino médio algo que fiz e guardo até hoje, foi a copia de um retrato de um artista como pode ver na foto abaixo, não me recordo de ter feito algo com sucata em nenhum dos anos.

[pic 3]

 Acreditamos que, o modelo educativo de antigamente não favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade, concluímos que tais atividades, tinham um contribuição para o desenvolvimento do aluno, no que se refere a parte motora ,o que não ficava claro é qual era o objetivo dessa atividade, que exatamente contribuição isso traria ao aluno,em nenhuma das atividades percebemos a iniciativa de levar o aluno a pensar, desenvolver uma visão critica,que desenvolvesse o intelecto da criança.   
Deve se trabalhar em sala de aula, atividades e brincadeiras que vivenciem o cotidiano dos alunos e estimulem a iniciativa da livre expressão por meio da pintura livre, assim contribuindo para a construção do conhecimento da criança, valorizar, os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de elas explorarem, pesquisarem a criarem coisas novas,a arte na sala tem eu  promover o desenvolvimento e o percurso de criação do aluno, contribuindo também para o olhar deste, ajudando a ampliar suas leituras de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (537 Kb)   docx (658 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com