TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  12/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

BEARTIZ TORRES DOS PASSOS SILVA - 5566143255

FERNANDA SANT’ ANA SOARES-57271771507

MARINA AP. P. DE SOUZA GIANINI-5730180053

SANDRA MARA DOS SANTOS-6301188620

SUELI APARECIDA DSO SANTOS-5566136805

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

ITAPECERICA DA SERRA / SP

2014

                                               

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

BEARTIZ TORRES DOS PASSOS SILVA - 5566143255

FERNANDA SANT’ ANA SOARES-57271771507

MARINA AP. P. DE SOUZA GIANINI-5730180053

SANDRA MARA DOS SANTOS-6301188620

SUELI APARECIDA DSO SANTOS-5566136805

ARTE, CRIATIVIDADE ERECREAÇÃO

 

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Arte, Criatividade e Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Elizângela Siqueira e da Tutora Presencial: Priscila Neri Pignataro Assis.

ITAPECIRICA DA SERRA / SP

2014

        

SUMÁRIO

1.Introdução..........................................................................................................

4

2Memórias escolares.............................................................................................

5

3.Qual é o papel da arte na educação contemporânea .....................................

7

4.Quais as habilidades a serem desenvolvidas com base nas proposta destes documentos, para cada um deste pilares da representação artística? ............

8

5.Plano de aula .....................................................................................................

9

6. A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.................

7.Considerações finais..........................................................................................

 10

11

8. Referencias........................................................................................................

   12

        


INTRODUÇÃO

O pressente trabalho tem como tema Arte, Criatividade e Recreação, que na educação tem o papel importante de trabalhar acriança na sua totalidade, transformando-a em alguém que exerça seu papel na sociedade com responsabilidade.

O trabalho está organizado em 4 partes. Na parte , mostraremos um pequeno texto narrativo autobiográfico, contendo relatos de nossas experiências vividas nos tempos de escola, em seguida um breve comentário comparando nossas vivências. Na parte 2, traremos a resposta da seguinte pergunta: “Qual o papel da Arte na educação contemporânea?”. Na parte 3, responderemos a questão: “Quais as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas deste documento para cada um dos pilares da expressividade artística?”, após, elaboraremos um plano de aula baseado no campo expressivo artístico, e finalmente a parte 4, onde será abordada a Importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil”.

A produção deste trabalho foi dada através pesquisas na internet, e enriquecida com artigos de revista.


 Memórias escolares 1.

[pic 1]Beatriz Torres dos Passos Silva

“Trago comigo boas lembranças de meu tempo de escola, que acredito ter contribuído para o desenvolvimento de minha criatividade. Os professores nos ensinavam o conhecimento das cores, de suas misturas, e nos estimulavam a criar nossa própria arte. Lembro com carinho de uma professora de arte, que em determinado dia pediu para que os alunos criassem a bandeira nacional brasileira, mas que o material para a criação fosse de nossa escolha. Então fiz a bandeira com isopor e as cores ficaram por conta de paetês, ficou tão bonita que a professora pediu para deixar em exposição na escola. Em uma outa aula, os alunos tinham que confeccionar um cartão, gostei tanto da ideia que comecei a fazer meus próprios cartões.”

Fernanda Sant’ Ana Soares

" Meus tempos na escola, durante as aulas de Educação Artística a professora sempre nos dava algo diferente e interessante. Lembro-me de várias aulas, uma delas quando ela nos levou para um local gramado da escola e pediu para que todos os alunos deitassem no chão e ficassem olhando para o céu, para observar as diferentes formas das nuvens, depois de algum tempo cada aluno tinha que representar no papel o que tinha observa. Foi muito legal cada alunos desenhou uma coisa diferente porque cada um fez uma análise do que estava vendo. Lembro-me também das aulas com pintura em tela, artesanato com massinha de modelar, com palito de sorvete, colagem, origami e dobradura."

Marina Ap. de Souza Gianini

“Na época de meus tempos de escola aprendi muito sobre cores e suas misturas, a professora fazia questão de nos mostrar que, podíamos usar materiais reciclados para fazer arte, além de nos falar de obras de pintores famosos, de mostrar suas obras. Toda semana pintávamos um

desenho de um pintor famoso diferente, e nos divertíamos muito. Em datas comemorativas alguns alunos eram escolhidos para encenar uma peça de teatro.”

Sandra Mara dos Santos

Na época vivia uma situação difícil e morava na roça lugar humilde onde tinha pouco recursos escolar, mas contudo usávamos criatividades. O lápis de cor naquela época era visto como novidade e alegria, porque na nossa casa não podíamos ter, era na folha de papel que colocamos nosso mundo imaginário, onde tudo era possível, e ainda colorido, tudo para nós virava arte, uma vez me lembro que a professora levou para sala de aula, panos e com à medida que ela foi enrolando o transformou numa linda boneca, esse dia foi mágico, maravilhoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (488.1 Kb)   docx (699 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com