TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SEUS ESTÍMULOS.

Por:   •  3/8/2015  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 3

“AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SEUS ESTÍMULOS.”

A palavra inteligência vem de duas palavras latinas inter = entre e eligere = escolher, que quer dizer compreensão das coisas, escolhendo o melhor

caminho.

A mesma nasce com traços de hereditariedade e se modifica no decorrer da vida, daí a importância de estímulos nos primeiros anos de vida, estes devem ser variados. A inteligência envelhece e cabe á nós não deixar com que ele envelheça junto com o corpo. Há pequenas diferenças entre o cérebro do homem (razão e lógica), e o da mulher (emoção e memórias afetivas). Segundo pesquisadores há oito inteligências diferentes, chamadas inteligências múltiplas: - inteligência lingüística/verbal; - lógico/matemática; - espacial; - musical; - cinestésica corporal; - naturalista; - as interpessoal e intrapessoal.

Nessas diversas inteligências a pessoa pode ter restrição ao fazer um certo tipo de atividade, mas não em outra, isso mesmo que o individuo tenha sofrido um acidente ou tenha alguma deficiência. O aluno é peça chave do aprendizado, por isso se enfatiza a importância de estimular suas diversas aprendizagens. Para ampliar a espacificidade é importante mostrar as crianças peças de teatro, filmes e jogos exemplo o de xadrez em que necessita de estratégias ou imaginar ainda, um possível desfecho. A inteligência lógico/matemática requer incessantes modelos de “problemas” com números a serem resolvidos, contas estímulos também com jogos que tenham cálculos. Com relação ao vocabulário, este se amplia com o passar dos anos, nascemos, então começamos a balbuciar e depois surgem as primeiras palavras em sequência vamos aumentando nosso vocabulário, aí entram os estímulos como forma de ampliá-lo. Já a cinestésica corporal facilita a relação do indivíduo com o mundo, aqui entra o papel ao incentivo aos mais variados esportes/jogos tradicionais ou não. Ainda há o papel de fazer os pais e educadores aceitem que a educação integral do corpo é possível e deve estar e harmonia com o desenvolvimento mental, um exemplo disso são os estudos realizados por Piaget na fase sensório motora.

A inteligência musical faz parte do aprendizado e deve estar incorporado, as demais inteligências, na Europa, no Japão e em muitos outros lugares do mundo isso já é feito, devemos fazer isso aqui no Brasil também, pois ajuda no desenvolvimento cognitivo.

A naturalista está ligada a natureza, nos faz identificar os mais diversos tipos de árvores, plantas e animais. Faz com que demos mais valor ao que de simples e majestoso a natureza nos proporciona, a dar mais valor aos detalhes.

A inteligência pictória (arte em descrever com desenhos aquilo que entendeu sobre um determinado assunto), não é reconhecida como uma inteligência separadamente, mas sim é um complemento das demais. Em nossa inteligência intrapessoal conseguimos nos relacionar bem com “nós” mesmos e com os “outros”, isso facilita o modo de ver o mundo e principalmente passar por “problemas” com mais facilidade. Na inteligência interpessoal ela nos leva ao autocontrole na presença de outras pessoas e naquela que formamos de nós mesmos frente a elas. Memória e concentração as duas tem haver com as “inteligências” e ainda com a aprendizagem. Já o construtivismo é a ligação de novas informações com as que já temos armazenadas. Na aprendizagem o “aluno” é o centro da aprendizagem. Ainda, para estimular a aprendizagem e as inteligências é necessário vontade, um lugar próprio, um veículo (como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com